O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, nomeou nesta sexta-feira (4) os defensores públicos Gerardo Rabello e Madalena Abrantes para os cargos de Subdefensor Público-Geral Administrativo e Subdefensora Pública-Geral Institucional, respectivamente. A solenidade aconteceu na Sala do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) e contou com a presença de representantes das Câmaras Federal e Municipal e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), além do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Fernando Catão.
O DPG ressaltou o enorme crescimento da Defensoria Pública nos últimos anos e a necessidade de ampliação de um para dois cargos de subdefensor, aprovado na Lei Complementar 169, que atualiza a organização e estrutura da DPE-PB.
“Estamos em 90% dos processos que tramitam no Tribunal de Justiça, seja no início da ação ou depois, na habilitação, na falta de advogado que acontece durante a fase processual ou já na fase de recursos. A Defensoria está em 90% dos júris, temos dezenas de salas e núcleos pelo Estado para atender. É muita coisa e a descentralização é mais do que necessária”, justificou, lembrando que as visitas inéditas de um governador eleito e, agora, do presidente da Corte de Contas do Estado, mostram o engrandecimento da instituição.
Ricardo Barros acrescentou que a escolha do nome de Gerardo para ocupar o cargo foi natural, considerando os serviços já prestados pelo defensor. “Uma pessoa dedicada, que está junto da administração desde o início, que sempre nos apoio e esteve do nosso lado e que divulga o nome da Defensoria como deve ser divulgado. Nada mais justo do que ele ocupar essa vaga. Vai haver cobrança, sem dúvida, mas sabemos que ele está preparado”, disse o DPG.
Reconduzida ao cargo de subdefensora, agora na Suddefensoria Institucional, Madalena Abrantes também ressaltou a importância do segundo cargo e a nomeação de Gerardo Rabello. “Só vem a agregar. E é um reconhecimento do trabalho prestado. Ele uma pessoa sensível, gosta de ajudar e já faz parte da administração dessa casa, que é o lugar de onde ele poderá fazer muito mais pelas pessoas e pela Paraíba”, disse Madalena.
Gerardo agradeceu a confiança e a presença de todos e disse estar preparado para os desafios. “É uma função nova na Defensoria, mas com metas, desafios e muito trabalho. Estou muito lisonjeado por ter sido escolhido para levar adiante o projeto da Defensoria Pública. Sinto que estou no momento certo e no lugar certo pra fazer as coisas certas. Então, o que eu tenho a dizer é que estou aqui mais uma vez de braços abetos para levar adiante o projeto desta casa. Ela é grande e vive hoje uma das melhores fases da sua história. Vamos vencer, vamos em frente”.
PRESENÇAS – Além de defensores e servidores da instituição, compareceram à solenidade o deputado federal Ruy Carneiro, o deputado estadual Raniery Paulino e o vereador de João Pessoa, Bosquinho.