Após Bruno Cunha Lima, prefeito de Campina Grande, questionar a nova classificação da cidade de acordo com o Plano Novo Normal, que passou da bandeira amarela para laranja, afirmado que os dados estão errados, o secretário da Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, rebateu a fala do prefeito.
De acordo com o levantamento divulgado no sábado (06), Campina Grande possui a maior taxa de letalidade por Covid-19 e o maior índice de propagação do coronavírus na Paraíba, porém Bruno diz que é ao contrário.
Diante dos questionamentos do gestor campinense, Geraldo Medeiros resolveu responder, alertando que Bruno precisa aprender a interpretar e calcular o índice de transmissibilidade do vírus.
“É compreensível essa dúvida do prefeito, que é um neófito em gestão pública e consequentemente necessita de aprender a como interpretar e como calcular um R, que é o índice de transmissibilidade, que não é calculado pela Secretarial Estadual da Saúde, é pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do seu departamento de estatísticas. Então, essa dúvida que o prefeito tem ele deverá se informar com o Departamento de Estatística da Universidade Federal e, aí sim, ele compreenderá por que Campina Grande hoje tem a maior taxa de letalidade no estado e o maior índice de propagação no Estado”, justificou o secretário Geraldo Medeiros.
Além de contestar os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, Bruno Cunha Lima, em live realizada nas suas redes sociais no domingo (07), assegurou que não haverá lockdown na cidade.
O prefeito de Campina Grande deverá se reunir na terça-feira (09) com membros dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho para questionar a bandeira laranja atribuída ao município.