O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), manifestou, nessa quarta-feira (15), sua insatisfação com João Azevêdo (PSB), após declaração do governador que apontou o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como “candidato natural” ao Governo do Estado, caso o gestor deixe seu cargo para disputar uma vaga no Senado Federal em 2026.
Na opinião de Galdino, João colocou seu projeto pessoal à frente do coletivo, esquecendo de dialogar com os deputados da base e os partidos aliados, desrespeitando assim o processo político.
“Mas, o movimento que o governador fez, da maneira como foi colocado, priorizando o seu projeto pessoal de candidatura ao Senado acima do projeto do grupo, sem dialogar com os deputados da base ou com os partidos, merece minha indignação e meu repúdio. Pode-se até chegar a essa candidatura, mas é preciso respeitar o processo”, disparou o parlamentar em entrevista ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan.
Adriano, que classificou a declaração do governador como uma tentativa de impor uma candidatura sem a consulta prévia dos aliados, reconheceu as qualidades políticas de Ribeiro, mas destacou a necessidade dele provar sua força política antes que qualquer decisão seja tomada sobre a definição do candidato da situação.
“A Paraíba sabe que há outras pré-candidaturas postas. Eu já me lancei há muito tempo, Cícero Lucena também se movimenta nesse sentido, e o próprio (Hugo) Motta pode ser candidato. Nenhum de nós foi consultado ou dialogado. Precisamos de respeito e reciprocidade. Sempre respeitamos o governador, oferecendo apoio e governabilidade, buscando dar a ele as condições políticas para governar bem a Paraíba”, ponderou o parlamentar.
O presidente da ALPB ainda acredita que a postura de Azevêdo pode enfraquecê-lo politicamente, em uma eventual disputa no Senado, especialmente considerando o cenário competitivo com nomes como a senadora Daniella Ribeiro (PSD), que deve buscar a reeleição, e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que desponta como um forte nome da oposição.
Cobrando respeito do chefe do Executivo estadual, Adriano Galdino avisa que não vai recuar de sua pré-candidatura a governador da Paraíba e avisou que vai para a “guerra”. “Se for necessário, baterei chapa com Lucas”, afirmou o deputado.