• Sobre
  • Contato
07/09/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Francisco Antônio Sarmento toma posse no cargo de corregedor-geral do MPPB

7 de junho de 2024
em Destaque2, Notícias
Tempo de leitura: 6 mins de leitura
A A
Francisco Antônio Sarmento toma posse no cargo de corregedor-geral do MPPB

O procurador de Justiça Francisco Antônio de Sarmento Vieira foi empossado, nessa quinta-feira (6/06), no cargo de corregedor-geral do Ministério Público da Paraíba para o biênio 2024-2026. A posse foi feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), em sessão solene, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. O evento foi transmitido pelo canal do MPPB no Youtube.

A solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto e contou com a participação dos procuradores de Justiça Lúcia Farias, Alcides Jansen, Kátia Rejane Lucena, Marilene Campos, Luciano Maracajá, Joaci Juvino, Aristóteles Santana, João Geraldo Barbosa, Francisco Lavor, Sônia Maia e José Guilherme Lemos.

Também integraram a mesa de trabalhos o procurador-geral adjunto Paulo Madruga, representando o governador do Estado João Azevedo; a defensora publica-geral, Maria Madalena Abrantes; o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Leonardo Quintans; o advogado Johson Abrantes, representando a OAB-PB e o presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (ASMP), Aloysio Carneiro Júnior.

A solenidade foi prestigiada por servidores e membros do MPPB, além de familiares e amigos do novo corregedor-geral e profissionais dos órgãos que integram o sistema de Justiça na Paraíba, entre eles o desembargador Joás de Brito, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba, e o deputado estadual, George Morais, representando a Assembleia Legislativa do Estado.

Rito

Antônio Sarmento foi eleito por aclamação na sessão do CPJ do último dia 27 de maio para exercer o cargo de corregedor-geral. Na solenidade de posse, ele foi conduzido pelos procuradores de Justiça Alcides Jansen e José Guilherme Lemos à mesa de trabalhos. Após a execução do Hino Nacional, Sarmento fez a leitura do termo em que se comprometeu a cumprir bem e fielmente as constituições Federal e Estadual e as leis e a promover a defesa do povo, da ordem jurídica, do regime democrático, da ética e da justiça social.

Na sequência, a secretária do CPJ, Kátia Rejane, leu o termo de posse e compromisso do novo corregedor e o procurador-geral de Justiça fez a aposição do capelo, declarando Sarmento efetivamente investido no cargo de corregedor-geral do MPPB.

Discursos

A solenidade contou com discursos do presidente da ASMP; do presidente da APMP; da advogada e defensora pública-geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva;  do procurador-geral de Justiça e do novo corregedor-geral do MPPB.

A cerimônia também foi marcada por homenagens emocionantes ao ex-corregedor-geral, José Roseno Neto, que morreu no último dia 17, aos 73 anos de idade, devido a problemas de saúde.  A dedicação de Roseno ao Ministério Público e o empenho desempenhado nos órgãos em que passou – com destaque para a Corregedoria-Geral, órgão que esteve à frente por dois mandatos – foram destacados nos discursos. A vacância levou à realização de nova eleição para o cargo de corregedor-geral, que resultou na escolha de Sarmento.

Aloysio Carneiro saudou o empossado em nome dos servidores do MPPB e disse que deverá procurar o novo corregedor para tratar de pautas urgentes do Ministério Público brasileiro como o combate ao assédio moral e a implementação da política de acompanhamento da saúde mental de membros e servidores. Após falar da trajetória profissional de Francisco Antônio Sarmento, o presidente da ASMP desejou a ele um mandato exitoso. “Por onde passou, Francisco Antônio Sarmento deixou rastro de competência. O histórico de vida revela valores éticos. Hoje, Vossa Excelência toma posse de fato e de direito e assume o compromisso de cumprir a Constituição e a Lomp (Lei Orgânica do Ministério Público). Grande é a sua responsabilidade”, disse.

Leonardo Quintans saudou o novo corregedor-geral em nome dos membros do MPPB. Ele enalteceu a qualificação de Sarmento para o exercício do cargo e reafirmou a parceria com a APMP em prol dos interesses da instituição. “É com satisfação que testemunhamos essa posse e por várias razões. A primeira delas é a qualificação de Francisco Antônio Sarmento para o cargo. Homem sereno, equilibrado, humilde e pacificador, que sabe ouvir e considerar. O corregedor-geral tem o importante papel de ser um farol da nossa atividade-fim, apontando as melhores formas de trabalho e incentivando as melhores práticas, firmando a instituição numa direção segura, resolutiva e proativa de atuação”, disse.

Representando a OAB, Maria Madalena saudou o novo corregedor-geral em nome dos advogados da Paraíba e reforçou a parceria com a Defensoria Pública do Estado. “Este é um momento de grande importância não só para Francisco Antônio Sarmento e para sua família como para o Ministério Público. Desde jovem, Sarmento demonstrou grande senso de justiça e por onde passou, deixou marca indelével do compromisso com a justiça e a legalidade. Sua escolha por aclamação reflete a confiança e o respeito de seus pares. Estou certa de que ele continuará a honrar a instituição”, disse.

O procurador-geral de Justiça saudou Sarmento em nome do CPJ. Falou da trajetória profissional que uniu ele, o ex-corregedor José Roseno Neto e Sarmento e destacou a importância do diálogo entre a Procuradoria-Geral de Justiça e a Corregedoria-Geral para o fortalecimento do MPPB. “Na vida, os caminhos de certos homens se entrelaçam… Como procurador-geral de Justiça, tive a honra de contar com o esmerado trabalho de José Roseno Neto, que gostaria muito de encerrar sua carreira como corregedor-geral. Foi um prazer imenso compartilhar esses momentos com ele. Infelizmente, questões de saúde nos tiraram Roseno… Mas, essa sessão nos traz outro sentimento: a esperança. Francisco Antônio Sarmento, sabedor da importância e relevância do órgão correicional, é o homem certo no momento certo. A Corregedoria deve se voltar principalmente à orientação dos integrantes do MP para garantir a efetividade da instituição. Corregedoria eficiente é sinônimo de Ministério Público forte. Vamos de mãos dadas em prol de um Ministério Público cada vez melhor”, disse.

O último a discursar foi o novo corregedor-geral do MPPB, que, emocionado, falou de sua carreira e agradeceu o apoio da família, com destaque para o sogro, o membro aposentado e ex-corregedor do MPPB, Newton Oliveira. Em sua fala, Sarmento defendeu que a Corregedoria-Geral deve atuar de forma integrada e harmônica com os demais órgãos da instituição. “A missão institucional é dever de todos e seu cumprimento é um dever nosso”, ressaltou. Também falou sobre a necessidade de regulamentação do trabalho online de membros; defendeu a importância do trabalho presencial dos promotores de Justiça e lembrou da orientação da Corregedoria Nacional, na correição de fomento à resolutividade, ocorrida em 2023 no MPPB.

Sarmento ressaltou que, em sua gestão, a Corregedoria-Geral terá papel instrutivo e de estímulo às boas práticas. “Sabemos dos grandes desafios encarados pelos promotores e promotoras de Justiça e é certo que os recursos tecnológicos atuais apresentam-se como algo positivo e definitivo, contudo, geram questionamentos que desafiam o Ministério Público… A sociedade espera dos membros da instituição que vigore a consciência sobre o papel de agente de transformação que devem desempenhar. Primarei pelo diálogo com os demais órgãos e em ampliar o horizonte para agregar valores institucionais. Hoje, corregedor eleito por aclamação, nomeado pelo procurador-geral de Justiça e solenemente empossado, ressalto que procurarei ser digno da confiança recebida, sempre buscando o bem geral de todas as pessoas”, disse.

A solenidade foi encerrada, após a execução do Hino do Estado da Paraíba.

Carreira

Sarmento iniciou sua carreira na Promotoria de Justiça de Aroeiras e foi promotor de Justiça titular em São José de Piranhas, Cajazeiras, Guarabira, Campina Grande, Santa Rita, João Pessoa e Cabedelo. Também assumiu cargos na Administração Superior do MPPB, como o de coordenador da antiga Central de Acompanhamento de Inquérito Policial e assessor técnico do procurador-geral de Justiça. Foi promovido para a segunda instância, pelo critério de antiguidade, em 18 de maio de 2023, e exerceu o cargo de subcorregedor-geral de fevereiro a maio de 2024.

Corregedoria

A Corregedoria-Geral é um órgão cuja atribuição é orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos integrantes do MPPB. O órgão realiza correições e inspeções em todos os setores do Ministério Público, observando se estão estruturados para atender com efetividade às necessidades sociais e se a atuação dos membros e servidores é eficiente e gera resultados práticos para a sociedade.

Pelo menos, a cada três anos, todas as promotorias de Justiça passam por correições, onde são avaliados vários quesitos, dentre os quais: estrutura física, disponibilidade de pessoal, quantitativo de processos judiciais e extrajudiciais, cumprimento dos deveres dos membros, comparecimento às audiências e realização de visitas a instituições, conforme atribuições de cada um.

As fiscalizações geram relatórios com pareceres que são encaminhados à Corregedoria Nacional e subsidiam as anotações na ficha funcional de cada membro. Quando são identificadas falhas, a Corregedoria faz as orientações necessárias aos membros para corrigi-las. No caso de irregularidades, são adotados procedimentos de acompanhamento dos membros, sindicâncias ou processos administrativos disciplinares.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

João Azevêdo deve vetar liberação de fogueiras no São João da Paraíba

Próxima Matéria

Gusttavo Lima se apresenta nesta sexta-feira no Maior São João do Mundo; veja outras atrações

Matérias Relacionadas

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários
Brasil

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários

28 de agosto de 2025
Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão
João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão

28 de agosto de 2025
“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS
Brasil

“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS

28 de agosto de 2025
Próxima Matéria
Gusttavo Lima se apresenta nesta sexta-feira no Maior São João do Mundo; veja outras atrações

Gusttavo Lima se apresenta nesta sexta-feira no Maior São João do Mundo; veja outras atrações

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio