O Fórum Nacional de Governadores solicitou reunião com a ONU para discutir ações para contenção da pandemia no Brasil, além de medidas para sustar o caos na rede de saúde do país. No encontro, os gestores pretendem apresentar o ‘Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde’, carta assinada pelos líderes estaduais na qual ressaltam a crise hospitalar e o prenúncio da escassez de insumos usados no tratamento de pacientes com Covid-19.
“Os Governadores dos Estados brasileiros firmaram um pacto e estão implementando medidas restritivas à circulação de pessoas; contudo, a capacidade de atendimento dos hospitais das redes pública e privada entrou em colapso, e o Brasil está ameaçado pela escassez de insumos hospitalares, a exemplo de oxigênio e medicamentos para tratamento de pacientes com Covid-19, além da falta de profissionais de saúde”, diz trecho da solicitação apresentada pelo Fórum.
Os governadores ainda defendem, além da adoção de medidas restritivas, a celeridade no processo de vacinação no Brasil especialmente nos meses de abril e maio. “Computam-se diariamente mais de 3 mil óbitos, número que assusta e merece atenção redobrada de instituições e organizações que possam somar esforços para a superação dessa devastadora crise sanitária”, destaca outra parte do texto.