Participaram da reunião o Tenente-Coronel Esaú de Lucena, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM); o Capitão Carneiro, comandante da 3ª Companhia do 3º BPM em Santa Luzia; o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), Major Galvão; do delegado Rodrigo Monteiro, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil em Patos; do vice-prefeito de Santa Luzia, Francisco Seráphico – Chicão, em representação ao prefeito José Alexandre – Zezé; o procurador do Município, Fileno Martins; o secretário-chefe de Gabinete, Valdomiro Lima e o secretário de Serviços Urbanos, César Lima; entre outros integrantes das forças de segurança e membros da organização do São João.
O vice-prefeito Chicão abriu a palavra e destacou que o São João de Santa Luzia é o mais tradicional da Paraíba e do Nordeste, que este ano celebra 82 anos, e tem como marca a animação, mas, sobretudo a tranquilidade. Ele pediu o apoio e a parceria das forças de segurança para a realização da festa. “Um evento com segurança traz tranquilidade, e o São João de Santa Luzia é totalmente diferenciado, onde o forrozeiro chega em paz, brinca em paz e vai embora feliz, contente e satisfeito por ter aproveitado bem e em paz”, frisou.
ESTRUTURA
O Major Galvão, do Corpo de Bombeiros, parabenizou a Prefeitura de Santa Luzia pela organização do São João deste ano e disse que o planejamento da parte estrutural da festa está em conformidade com as normas de segurança. Segundo o militar, durante os festejos juninos, o Corpo de Bombeiros da Paraíba permanecerá empenhado juntamente com as demais forças de segurança do Estado, desenvolvendo ação integrada que soma reforços no tocante à prevenção de acidentes neste período.
“Nós trabalhamos no setor de prevenção, então, o Corpo de Bombeiros analisa a estrutura de palco, de energia, de camarotes e também de emergência para, em caso de necessidade, possamos prestar um socorro imediato e eficaz. Está um São João muito organizado e a gente espera que mantenha a tranquilidade e qualidade em que o São de Santa Luzia é conhecido”, comentou o Major Galvão.
PLANEJAMENTO
O Tenente-Coronel Esaú de Lucena disse que as reuniões prévias para o detalhamento da atuação das forças de segurança fazem parte do protocolo que integram a realização de grandes eventos de massa, como é o São João de Santa Luzia. “Estivemos aqui reunidos em Santa Luzia para realizar a parte inicial do planejamento do São João de forma estratégica. Fomos muito bem acolhidos pela gestão e por toda a organização desse evento grandioso, então, o 3º Batalhão juntamente com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, as forças de segurança estiveram reunidas tratando das questões intrínsecas a realização do evento, sobretudo, de um evento com segurança”, explicou.
E, prosseguiu: “Agradecemos pelo que encontramos, uma estrutura bem planejada. A fase de planejamento está se vencendo, agora entraremos de fato na fase de execução e, consequentemente, na última parte, que será a avaliação e faremos de tudo para que seja a melhor possível”.
TRANQUILIDADE
A ideia foi compartilhada pelo Capitão Carneiro, que comanda o policiamento ostensivo no município e Santa Luzia e região do Vale do Sabugi. “Esse momento é importante porque demonstra todo o zelo da gestão pública para com a segurança das pessoas que virão prestigiar essa festa tão bonita que se tornou o São João de Santa Luzia. Estamos preocupados com a segurança da população e das pessoas que virão nos visitar durante a festividade e a Prefeitura vem dando um show de responsabilidade, portanto, esperamos ter uma festa tão tranquila como a do ano passado”, comentou.
Assessoria.