Ao que tudo indica, pelo segundo ano consecutivo, o feriado de Carnaval, que neste ano está marcado para o dia 1º de março, será cancelado na Paraíba. Devido à alta propagação da Covid-19 pelo Estado, principalmente em razão da variante Ômicron, o governo avalia suspender a folga nos tradicionais dias do festejo para não estimular aglomerações.
De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, até o dia 15 de fevereiro, data em que o decreto atual perde a validade, o governador João Azevêdo já deve ter tomado uma decisão sobre o assunto, que tende a ser favorável para o cancelamento.
“Ainda neste mês, faremos uma nova avaliação do cenário. Mas, a preço de hoje, não seria adequado ou razoável ter tanto o feriado quanto as festas de carnaval. O governador vai se reunir com o Comitê de Crise e então será publicado um novo decreto, definindo essas duas situações fundamentais”, destacou o secretário.
Gilmar Martins ainda salientou a recomendação expedida pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste nessa quinta-feira (03), na qual foi solicitada que os Estados nordestinos proíbam festas e shows no período de Carnaval, inclusive eventos privados, como também haja a suspensão do feriado, para barrar o alastramento da doença.