O pré-candidato à Prefeitura de Santa Rita, Nilvan Ferreira (Republicanos), denunciou que foi vítima de notícias falsas produzidas pela Inteligência Artificial (IA). De acordo com o comunicador, é falso um vídeo que circula nas redes sociais no qual ele estaria elogiando seu principal adversário, Jackson Alvino.
Nilvan e seu partido, o Republicanos, entrarão na Justiça contra o responsável por produzir e propagar a gravação fake. No referido vídeo, Nilvan fala que Santa Rita precisa de um prefeito que seja próximo às pessoas. Em seguida, um áudio falso, com a suposta voz do pré-candidato feita por IA, elogia Jackson.
“Fui pego de surpresa com esse vídeo que é mentiroso, jamais falei nada semelhante, muito menos sobre Jackson. Isso é grave e já estamos tomando providências”, declarou Ferreira. “São palavras e frases que eu nunca falei na minha vida”, acrescentou.
Segundo o comunicador, a Justiça Eleitoral foi acionada por propaganda irregular. Ainda é estudada a apresentação de uma notícia crime perante a Justiça Comum. O material produzido por inteligência artificial chegou a ser compartilhado por alguns vereadores da cidade dos canaviais.
“Todo esse material já está de posse dos advogados para fazermos uma interpelação pedindo providências para evitar que aconteça comigo novamente, e com outros candidatos”, pontuou Nilvan Ferreira.