O jornal britânico The Guardian publicou, nessa sexta-feira (21), em seu site, uma reportagem do jornalista Tom Phillips que revela a preferência de criminosos do Rio de Janeiro pela candidatura de Jair Bolsonaro (PL).
“A vida tem sido mais fácil com Bolsonaro. É mais fácil conseguir armas. É mais fácil conseguir munição”, disse o traficante. Apesar disso, o entrevistado afirma: “mas quem governou para os pobres foi Lula”.
Outro rapaz, traficante de drogas, revelou ao jornal que votou em Bolsonaro no primeiro turno e que vai repetir a dose no segundo. “Ele é um cara autêntico”, disse.
O criminoso se diz cristão evangélico e declarou que acredita na vitória do atual presidente no segundo turno das eleições. “E se não ganhar, Deus sabe que alguma coisa fora do comum está marcada para acontecer”, ressaltou.
O repórter obteve relatos de um traficante de armas, de um traficante de drogas e de um ladrão de banco. Eles citaram a facilidade para o acesso às armas como motivo para preferirem Bolsonaro a Lula.
Para o repórter Tom Phillips, as opiniões conflitantes dos criminosos do RJ que teve contato representam “um microcosmo de uma fissura muito mais ampla na sociedade brasileira à medida que o país sul-americano se aproxima de sua eleição mais discordante em décadas”.