Três ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL) participaram das eleições municipais de 2024, mas nenhum obteve sucesso na disputa. Alexandre Ramagem, Marcelo Queiroga e Gilson Machado foram os candidatos, sendo Queiroga o único a chegar ao segundo turno.
Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi derrotado nas eleições no Rio de Janeiro. Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo, perdeu em Recife, enquanto Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde, não se elegeu em João Pessoa. No segundo turno, Queiroga perdeu para o atual prefeito Cícero Lucena (PP), recebendo 36,09% dos votos.
Bolsonaro manifestou apoio público aos três candidatos, inclusive acompanhando Ramagem durante a votação no primeiro turno. No segundo turno, ele esteve em João Pessoa, onde participou de uma carreata ao lado do ex-ministro da Saúde.
O PL venceu as eleições municipais em duas capitais com segundo turno: Cuiabá e Aracaju. Contudo, a sigla perdeu na maioria das disputas, com apenas duas vitórias e sete derrotas em capitais onde teve candidatos, são elas: Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Belém, Goiânia, João Pessoa e Palmas.
Na Paraíba, o PL elegeu 11 prefeitos neste ano, representando metade do total de 22 prefeitos eleitos no pleito de 2020.