O ex-prefeito de Guarabira, Jader Pimentel, de 79 anos, morreu neste domingo, 25, o Hospital da Unimed, em João Pessoa (PB), onde estava internado. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Além de político, ele era também advogado e procurador-Geral do Município de Guarabira nomeado pelo prefeito Zenóbio Toscano de quem foi adversário político.
Jader ainda exerceu o cargo de secretário de Planejamento e de Administração no governo da ex-prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, e foi deputado por dois mandatos. Atualmente estava filiado pelo PSDB.
O velório será na residência do ex-prefeito e o sepultamento no cemitério municipal, provavelmente no final da manhã desta segunda-feira, 26. A previsão é de que o corpo de Jader chegue a Guarabira na tarde de hoje.
Curiosamente, o sepultamento do ex-prefeito e atual procurador se dará no dia do aniversário de Guarabira.
A causa da morte teria sido problemas cardíacos. Em agosto deste ano, o vereador Jader Filho, de Guarabira, revelou que o pai sofrera um AVC e também havia sido diagnosticado com câncer no pâncreas.
Luto – O prefeito Zenóbio Toscano, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Jáder Soares Pimentel.
Nascido em João Pessoa, a 6 de dezembro de 1938, filho de João de Farias Pimentel Filho e de Alda Soares Pimentel, Jader formou-se em direito Faculdade de Direito do Recife, em 1964.
Foi candidato a deputado estadual pela extinta legenda da ARENA, sendo eleito no pleito de 15 de novembro de 1970, com uma expressiva votação. Durante sua primeira legislatura (1971/1975) conseguiu recursos para a construção das dependências do Quartel do IV Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, com sede em Guarabira, e do Conjunto Residencial “Assis Chateaubriand”.
Exerceu as funções de superintendente do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba – IPEP, durante o Governo Wilson Braga de 1983 a 1987, quando foi responsável pela construção do Conjunto Residencial “Valentina Figueiredo”, localizado na Capital do Estado.
Em 1992 foi eleito prefeito de Guarabira, pelo PDT, adotando o slogan “Já é um novo tempo”.
Também foi secretário de Planejamento e de Administração no governo da ex-prefeita, Fátima Paulino.
Atualmente, Dr. Jáder exercia a função de Procurador Jurídico Geral do Município de Guarabira, desde 2013.