A pandemia aumentou o interesse de pessoas em cursos técnicos e de graduação na área da saúde. Segundo pesquisa realizada pela Pearson feita com pais de jovens brasileiros com idade entre 11 e 17 anos, 64% disseram ter percebido aumento de interesse dos filhos em assuntos relacionados à saúde neste período.
Além disso, de acordo com o último levantamento da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2022, cerca de 8% dos estudantes brasileiros estão matriculados na educação profissional e técnica. Para comparação, o número é cinco vezes maior (40%) nos países que integram a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e de 46% nas nações da União Europeia.
A modalidade de ensino fornecida pela Faculdade Anhanguera é voltada para adultos e jovens acima dos 16 anos, para certificação técnica de nível médio, e tem duração de 24 meses. Para Rosani Lúcia Lima, diretora Anhanguera Venda Nova, a instituição está sempre conectada com o mercado de trabalho, com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimentos práticos essenciais para a formação profissional. “Os cursos possuem curta duração, mas com grande habilitação para a atividade profissional. Além disso, estamos muito bem localizados, garantindo um corpo docente de alta qualidade, estrutura física, laboratórios de última geração, o que proporciona ao aluno ensino de qualidade, com utilização de tecnologia de ponta”, comenta.
Na área da saúde, os cursos técnicos preparam o estudante para a atuação em hospitais, clínicas, laboratórios, escolas, centros de reabilitação, empresas e órgãos públicos. O setor está aquecido desde o início da pandemia da covid-19 – segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram geradas 129.154 vagas para profissionais da saúde no período entre março de 2021 e março de 2022. Além disso, o Supremo Tribunal Federal, aprovou o novo piso salarial de R$ 3.325 para técnicos de enfermagem, além de outras áreas do segmento da saúde.
A Anhanguera tem como missão oferecer uma formação rápida e de qualidade para capacitar os alunos a conquistarem seu espaço no mercado de trabalho, por meio de um amplo portfólio de cursos, que passa por toda a jornada do aluno – de cursos livres, técnicos e profissionalizantes à graduação e pós-graduação. Os interessados podem encontrar mais detalhes sobre as variadas oportunidades de ensino e inscrições no site oficial da instituição.