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Escolas da Rede Municipal de Campina Grande são premiadas em etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola”

20 de outubro de 2022
em Campina Grande, Destaque2, Educação, Justiça
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
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Escolas da Rede Municipal de Campina Grande são premiadas em etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola”

Estudantes da Rede Municipal de Campina Grande receberam uma premiação referente à Etapa Estadual do Prêmio “MPT na Escola 2022”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho da Paraíba, e que trouxe como tema central “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. A solenidade ocorreu na sede da instituição, em João Pessoa.

A Etapa Estadual do Prêmio MPT na Escola 2022 com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” premiou, ao todo, 24 estudantes paraibanos que desenvolveram trabalhos nas categorias Desenho, Música, Conto e Poesia, separados em dois grupos. O Grupo 1 (formado por estudantes dos 4º e 5º anos), abordou a temática do trabalho infantil. Já o Grupo 2 (composto pelas turmas de 6º e 7º anos), desenvolveu trabalhos sobre aprendizagem profissional/profissionalização de jovens aprendizes.

Na ocasião foram premiados os três primeiros lugares, de cada categoria, bem como professores e professoras que orientaram os trabalhos vencedores. As escolas que tiveram alunos premiados e os coordenadores foram homenageados.

De acordo com o secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, o projeto tem importância singular, diante do contexto atual, tendo em vista a necessidade do combate efetivo à alta incidência do trabalho infantil no município.

“A erradicação do trabalho infantil é uma problemática de interesse comum a toda sociedade. É preciso garantir, na totalidade, os direitos das nossas crianças e adolescentes. E o MPT já é parceiro da Educação de Campina Grande em outras frentes e este projeto acaba estreitando ainda mais esses laços, para intensificar o trabalho neste sentido”, pontuou Asfora.

Execução e Avaliação

De acordo com o regulamento, os trabalhos inscritos deveriam abordar, obrigatoriamente, os seguintes temas: GRUPO 1 (Estudantes de 4º e 5º ano – anos iniciais): Trabalho infantil e GRUPO 2 (6º e 7º ano – anos finais): Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional. Os dois grupos estão concorrendo nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho.

Foram selecionadas pela coordenadora Local do Projeto, Fabíola Gaudêncio, e pela coordenadora Executiva, Vera Lúcia Passos Nóbrega de Souza, dez unidades escolares para participar do Projeto: Escolas Municipais Escritora Lourdes Ramalho; Maria das Vitórias Uchôa; São Clemente; Manoel Francisco da Mota; Professora Maria Anunciada Bezerra; Manoel da Costa Cirne; Dr. Chateaubriand; Rotary Francisco Brasileiro; Professor Anísio Teixeira e a escola municipal Luís Gomes da Silva.

Campina Grande premiada

GRUPO 1 – Categoria MÚSICA (1º lugar)
Aluna: Claudia de Farias Nascimento (4º ano)
Escola: Escola Municipal Rotary Dr. Francisco Brasileiro
Professora: Sandra da Silva Camelo

GRUPO 2 – Categoria CONTO (2º lugar)
Aluna: Maria Heloísa Oliveira da Silva (4º ano)
Escola: Escola Municipal Manoel Francisco da Motta
Professora: Inaldete Freire dos Santos

O Projeto

O ‘Prêmio MPT na Escola’ é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar.

A iniciativa faz parte do projeto “Resgate à Infância”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos e alunas, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Quando de sua fundamentação, o Projeto se propôs a levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da Educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

 

 

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