A prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde, organizou a requalificação das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – das cidades do Curimataú e Seridó Paraibano que fazem parte da central reguladora de Campina Grande.
O momento atende a política nacional de atenção às urgências regida pelo Ministério da Saúde. O curso é ministrado pelo coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Leonardo Barros. Todos os profissionais que atuam no SAMU regional, seja com unidades básicas ou avançadas, participam da capacitação.
Profissionais das cidades de Cuité, Barra de Santa Rosa, Arara, Pedra Lavrada, Areia e Picuí estão na capacitação que ainda terá uma segunda etapa nos dias 20 e 21 deste mês. A requalificação das bases descentralizadas do SAMU é de extrema importância por várias razões, dentre elas podemos citar a melhoria na agilidade do atendimento, abrangência maior do serviço, redução da mortalidade, integração com outros serviços de saúde e economia de recursos.
A requalificação dessas bases é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e ágil em situações de emergência médica, contribuindo para salvar vidas e melhorar a saúde da população atendida.
Secom Picuí.