A nova fase da reforma tributária avança com expectativas e incertezas. Na fase atual, que ainda não é definitiva, é aguardada a votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, e poderá sofrer novas alterações antes de se tornar lei. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prevê que os deputados votem o texto já na próxima semana, necessitando de 257 votos favoráveis para sua aprovação.
Para Mônica Cerqueira, especialista e CVO da Make The Way, empresa de tecnologia que utiliza IA na otimização fiscal, a reforma representa um marco importante, mas ainda incerto. “Estamos acompanhando de perto cada etapa dessa reforma, que tem o potencial de transformar o cenário tributário no Brasil. No entanto, a incerteza quanto às mudanças finais nos desafia a nos prepararmos para diversos cenários possíveis.”
Mônica ressalta a importância de um sistema tributário mais eficiente e propõe uma solução: “Diante de toda a complexidade encontrada sobre o tema, imagino que esteja sendo desafiador trabalhar com um planejamento eficaz em relação às potenciais alterações no quadro econômico. Pensando em ajudar a simplificar este cenário, desenvolvemos uma solução com o uso de Inteligência Artificial que simula cenários com base na realidade atual da empresa, traçando possíveis horizontes, prevendo e estimando custos tributários com base nas novas regulamentações.”
Chamada de Calculadora da Reforma Tributária, essa ferramenta será de suma importância para o novo cenário econômico das empresas. Ela conclui destacando a necessidade de um diálogo contínuo entre governo e setor privado: “É crucial que o governo continue dialogando com o setor privado durante esse processo. A colaboração é a chave para garantir que a reforma traga benefícios reais para a economia do país.”
Enquanto o país aguarda as próximas movimentações nos plenários, especialistas e empresários permanecem atentos às possíveis mudanças, prontos para adaptar suas estratégias e aproveitar as oportunidades que a nova legislação tributária poderá oferecer. “Iremos aguardar os próximos passos atentamente, para continuarmos nosso trabalho e ajudar as empresas com as dúvidas que possam surgir”, finaliza Mônica.