Nesta quarta-feira, 15 de abril, a Energisa realizou a doação de 700 máscaras N95 para o Governo do Estado, para distribuição entre os profissionais de saúde que estão atendendo pacientes do COVID-19. As máscaras foram entregues ao Geraldo Medeiros, secretário estadual de saúde da Paraíba. A ação faz parte do ‘Energia do Bem’, movimento criado pelo Grupo Energisa, para viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela doença.
“Entendemos que, nesse momento, além de garantir energia de qualidade e de forma constante para todo o estado, é importante canalizar doações para a área de saúde, setor que está diretamente à frente do combate a pandemia, garantindo os recursos e dando condições aos profissionais da área”, diz Ricardo Charbel, diretor-presidente da Energisa na Paraíba.
O secretário de saúde do estado falou da importância das contribuições que a Secretaria de Saúde vem recebendo do segmento econômico do Estado da Paraíba, através do fornecimento de insumos e de atitudes que contemplam os leitos que estão sendo abertos para atender a população atingida pelo novo cora vírus, em especial a doação da Distribuidora de Energia do Estado. “A Energisa ao fornecer essas máscaras N95, que são máscaras especiais para serem usadas especificamente por profissionais que se submetem a uma carga viral direta, garantindo ainda mais segurança aos que atuam nas UTI’s ou anestesistas, médicos na área vermelha, fisioterapeuta e enfermeira que vão aspirar ou prestar algum serviço direto com o paciente, por exemplo. Essa doação, assim como outras vindas do setor privado vem auxiliando bastante o combate ao covid-19 no estado”, comenta Geraldo Medeiros.
O diretor-presidente da Energisa na Paraíba, Ricardo Charbel, revela que a empresa ainda fará diversas ações em prol do setor de saúde do estado, para ajudar na crise do novo corona vírus. “Pretendemos continuar contribuindo com melhorias para a rede pública de saúde aqui na Paraíba, assim como nos demais estados que atuamos. Compromisso com a comunidade é um dos nossos principais valores”, conclui.
O Movimento Energia do Bem trata-se de uma rede de atuação orgânica, que já reúne 13 parceiros, envolvidos em iniciativas que incluem obras elétricas em unidades públicas de saúde e captação de recursos para assistência a idosos. Também foi criado o portal Energia do Bem, com informações confiáveis sobre a doença e conteúdo para reduzir os impactos do isolamento social.
O Grupo Energisa investirá R$ 5 milhões no movimento em todos os estados onde atua. Os recursos serão aplicados em diversas frentes mapeadas junto ao poder público local. Na Paraíba, ainda estão previstas outras atividades para acontecer, todas no âmbito da saúde, contribuição social e cultura local. A iniciativa tem como objetivo aumentar os leitos hospitalares do Estado e prestar um melhor e mais ágil atendimento àqueles que venham precisar.