Os candidatos que tiveram problemas logísticos durante a aplicação da primeira prova do Enem 2024 no último domingo (3) devem comparecer ao segundo dia, neste domingo (10), e depois solicitar a reaplicação da prova perdida na semana passada.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram registrados 689 problemas logísticos durante o primeiro dia do exame em todo o Brasil que fizeram com que alguns alunos não conseguissem fazer a prova.
O edital do Enem define como “problemas logísticos” que justifiquem a reaplicação da prova:
- desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame por comprometer a infraestrutura do local;
- falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova por ausência de luz natural; ou
- erro de execução de procedimento de aplicação que resulte em prejuízo comprovado.
No caso dos candidatos que não fizeram a prova no primeiro dia por terem sido acometidos por doenças infectocontagiosas — tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica e outras meningites, varíolas, gripe, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19 —, o edital afirma que eles não precisam fazer a segunda prova neste domingo. A recomendação é solicitar a reaplicação das duas provas do exame, mediante apresentação de documento que comprove que o candidato ficou doente.
Os participantes que tiverem problemas de saúde durante a aplicação da avaliação e não conseguirem concluir o exame ou precisarem se ausentar do local por qualquer outro motivo não têm direito à reaplicação da prova.
Quem faltou no primeiro dia por outros motivos que não por questões logísticas ou de saúde não tem direito à reaplicação do Enem. Nesses casos, nada impede que o estudante faça a prova no segundo dia de exame, mas segundo o Inep, a nota servirá apenas para autoavaliação.
Como pedir a reaplicação?
Para fazer a prova em uma nova data, o candidato precisa preencher a solicitação na página do participante entre segunda-feira (11) e sexta-feira (15).
É preciso justificar o motivo da ausência e apresentar os documentos que comprovem a situação específica que impediu a participação no exame.
O Inep vai avaliar os pedidos feitos individualmente, e a aprovação ou não será disponibilizada no mesmo local. A reaplicação está marcada para 10 e 11 de dezembro.
COM R7.