O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, divulgou nota nesta quarta-feira (12) afirmando que a Escola Cívico-Militar da cidade, em funcionamento desde 2020, não será fechada pela gestão. A informação foi dada após a notícia de que o governo federal irá encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).
Segundo o gestor, a manutenção da escola, assim como de seu escopo pedagógico, mesmo após a decisão do Governo Federal. “A escola não será desativada e continuará sendo destaque pela excelência da educação que oferece aos jovens santa-ritenses”, firma o texto.
Nesta quarta-feira (12), o governo federal anunciou o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que era a principal bandeira do governo de Jair Bolsonaro para a educação. O Pecim era executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa.
Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.
O programa conta com a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.
Confira a nota da Prefeitura de Santa Rita na íntegra:
Nota pública
O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, descarta o fechamento da Escola Cívico-Militar de Santa Rita, que funciona desde 2020, conquistando prêmios e avaliações positivas em âmbito nacional.
O gestor garantiu a manutenção da escola, com seu escopo pedagógico, mesmo após a decisão do Governo Federal de encerrar o programa de escolas cívico-militares, tendo em vista que a instituição é gerida e mantida com recursos próprios do município.
Emerson Panta reitera que a escola não será desativada e continuará sendo destaque pela excelência da educação que oferece aos jovens santa-ritenses.