O prefeito Emerson Panta anunciou nessa terça-feira (22) a construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Ele antecipou, durante entrevista ao programa 60 Minutos da Arapuan FM, que a imagem da santa já está em construção e o santuário deve ser instalado no distrito de Forte Velho.
“Será um ponto de visitação, impulsionando o turismo religioso por parte de romeiros”, planeja o prefeito, que atesta a influência da padroeira no ritmo de vida dos santa-ritenses.
“O povo trabalhador de Santa Rita é movido pela fé, inspirada em Santa Rita de Cássia, que nos dá ânimo todos os dias”, declarou o prefeito, destacando que a padroeira é reconhecida como a santa das causas impossíveis.
“O que aos olhos dos homens é impraticável, para Santa Rita é possível e tudo o que temos feito em Santa Rita tem a inspiração de nossa padroeira”, acrescentou o prefeito, que também é devoto da santa.
Quem é Santa Rita de Cássia
Santa Rita de Cássia nasceu em maio de 1381, nas montanhas em Roccaporena, perto de Cássia, região da Umbria, Itália. Depois de ficar viúva – seu marido e os dois filhos gêmeos morreram – ela desejava servir no convento das irmãs Agostinianas, mas a instituição só aceitava integrantes solteiras.
A história conta que uma noite, enquanto Santa Rita dormia, ouviu uma voz a chamando.
Ela abriu a porta e estavam ali, São Francisco, São Nicolau e São João Batista. Eles pediram que ela os seguisse e depois de andarem pelas ruas, os santos desapareceram e Rita sentiu um suave empurrão. Ela caiu em êxtase e, quando voltou a si, estava dentro do mosteiro, estando este com as portas trancadas. Então as freiras não lhe puderam negar a entrada. Rita viveu ali por quarenta anos.