O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, respondeu ao pedido de ajuda feito pelo Consórcio Nordeste na última quarta-feira (18). O pedido, assinado pelo presidente do consórcio e governador da Bahia, Rui Costa (PT), solicitava formalmente ajuda dos chineses no combate ao coronavírus no Nordeste.
Através de ofício enviado por Rui, o grupo pediu ajuda do governo chinês, “que acaba de viver um problema semelhante, do qual saiu vitorioso por meio de uma guerra do povo contra o vírus”, apoio no envio de materiais médicos, insumos e equipamentos. Em especial, com leitos de UTI e de respiradores.
Crise diplomática
O pedido do consórcio foi feito na mesma semana em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, culpou, publicamente, a China pelo coronavírus. A atitude do parlamentar, que causou uma crise diplomática, foi vista como desrespeitosa pela Embaixada da China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Após Eduado Bolsonaro culpar China por pandemia, embaixada do país rebate e diz que ele contraiu um ‘vírus mental’
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também respondeu às provocações do parlamentar. Yang exigiu que Eduardo retirasse imediatamente a publicação e que pedisse desculpas ao povo chinês.
A informação é do Jornal do Comércio