Segundo dados do Boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 15 dos 27 estados brasileiros, incluindo a Paraíba, apresentam aumento no número de casos graves de Covid-19 nas últimas seis semanas. Na maioria dos estados, o crescimento de casos graves aconteceu na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos.
Os casos graves da doença, conforme levantamento da Fiocruz, voltaram a subir no começo de outubro e início deste mês de novembro. Aqui na Paraíba, por exemplo, nas últimas seis semanas, houve uma elevação de 95% da incidência da doença. A doença afeta, em sua maior parte, a população adulta e as faixas etárias acima de 60 anos. A análise é baseada nos dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 21 de novembro.
Considerando a ocupação total de leitos de UTI na Paraíba, o índice está em 40%. Somente na Região Metropolitana de João Pessoa, os leitos de UTI para adultos ocupados chegam a 61%.
Além da Paraíba, o aumento de casos graves da Covid-19 também foi registrado em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Em razão do claro cenário de elevação dos casos de SRAG por Covid-19, o pesquisador Marcelo Gomes defende a importância de medidas de proteção. “Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde. Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença“, reforça o coordenador do InfoGripe.