Os responsáveis pela vacinação antecipada contra Covid-19 em crianças de comunidade em Lucena, litoral da Paraíba, foram intimados a prestarem esclarecimentos ao Governo do Estado. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, na manhã deste sábado (15).
As doses, destinadas ao público adulto, foram aplicadas em crianças uma semana antes do previsto pelo Ministério da Saúde.
A denúncia foi feita por uma mãe que teve seus dois filhos vacinados com doses da Pfizer destinada a adultos. Ela contou que só soube que a vacinação na cidade não tinha aprovação dos órgãos de saúde do país quando viu uma notícia do início da chegada das vacinas ao estado e da primeira criança vacinada no Brasil, em São Paulo, nessa sexta-feira (14).
“Eu vim aqui pra falar pra vocês a minha indignação: estou indignada com a Prefeitura de Lucena, da Paraíba. Pois hoje chegou em João Pessoa as vacinas do Covid para as crianças. Sendo que meus dois filhos já foram vacinados semana passada, então eu fico sem entender como os meus filhos e os filhos de outras pessoas daqui da comunidade de onde eu moro foram vacinados com a vacina do Covid se nem aqui a vacina tinha chegado ainda. Estou indignada, estou querendo uma resposta dos responsáveis da saúde de Lucena”, afirma.
A mãe, que está temendo alguma reação adversa da vacina nos filhos, conclui: “vocês responsáveis da saúde, prefeito de Lucena, eu quero uma explicação quanto a isso, porque não tem condição. Hoje, meus filhos, eles não tiveram nada, mas se eles tiverem, a culpa vai ser de vocês. Vocês vão ter que responder por isso”, disse.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (SES), a vacinação de crianças contra a Covid-19 em João Pessoa deve ter início neste domingo (16).