O município de Alhandra está em busca do Selo Unicef e tem avançado em diversas áreas foi o que mostrou os dados apresentados na última semana, durante reunião de alinhamento e reflexões de metas estabelecidas para a conquista do selo. A estimativa é que em 2024 o município possa atingir a meta de ter 95% das crianças de 1 ano de idade vacinadas com a tríplice viral.
Em 2020 foram registrados 29%, mas de 2021, quando iniciou as ações, até o momento os dados apresentaram evolução e números satisfatórios, pois graças às estratégias de campanhas de imunização e equipes mais preparadas fizeram o cenário mudar. O município de Alhandra apresenta neste ano de 2023, números satisfatórios, pois foi alcançado 45,57% da meta de imunização com a vacina tríplice viral.
Esses não são apenas números, pois a vacina previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. A vacina é a única medida preventiva e a mais segura contra essas doenças e que é importante que o esquema vacinal esteja completo, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Alhandra tem mobilizado diversas ações incluindo busca ativa vacinal com o objetivo de alcançar as altas coberturas vacinais no território municipal de Alhandra. Com ações efetivas é implementado no município o desenvolvimento infantil na primeira infância.
Além dessa ação em busca do Selo Unicef foi elaborado pelos mobilizadores o Plano Municipal pela Primeira Infância. Alhandra tem realizado a Semana do Bebê que foi instituída pela lei municipal nº 010/2022.
O Selo UNICEF busca mobilizar os municípios para qualificar as políticas públicas de promoção, defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes. Esta mobilização acontece por meio do estímulo à gestão por resultados e, para isso, esta edição do Selo UNICEF introduz o conceito de Resultados Sistêmicos.
O resultado sistêmico é sempre o resultado de muitas situações e contextos que se acumulam e se sobrepõem e que precisam de soluções também diversas e conectadas.
A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou não participaram do Selo.
Secom.