O alto número de mortos em decorrência da Covid-19 pode colapsar o sistema funerário de João Pessoa. Somente nos 20 primeiro dias de março o número de sepultamentos registrados nos seis cemitérios públicos da Capital já ultrapassou o quantitativo realizado em todo o mês de fevereiro, com quase 200 enterros.
As informações foram repassadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). De acordo com o órgão, os cemitérios públicos estão operando no limite. As famílias já passam por dificuldades para encontrar túmulos vazios para sepultar seus entes.
No mês de fevereiro, 88 enterros de mortos vítimas da Covid-19 foram registrados. Até a última sexta-feira (19), março já contabilizava 91 enterros pela doença. O número também é superior ao visto em janeiro, quando 80 pessoas foram enterradas após serem infectadas pelo coronavírus. Somando os três meses do ano, 319 sepultamentos foram nos cemitérios da Capital.
A Sedurb está tomando as providências necessárias para que não faltem vagas nos cemitérios de João Pessoa, intensificando as exumações em túmulos rotativos. Também foi feita uma parceria com o setor privado, caso o poder público não consiga suprir a demanda de enterros.