Até quando?
São crimes de responsabilidade os “atos do presidente da República que atentem contra a Constituição e, especialmente, contra […] o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais” das unidades da Federação.
O programa 360 Graus encerra a semana mais letal da pandemia com uma pergunta que não ousa mais calar:
Até quando?
Até quando povo e instituições brasileiras vão baixar a cabeça para as ameaças de ditadura, evocadas pelo presidente da República.
Em live ontem, dia em que marcamos mais um recorde de mortes, Jair Bolsonaro voltou a atacar medidas de isolamento social e ameaçou claramente o país.
Instalar uma ditadura – que ele diz ser fácil fazer no Brasil – caso venha o lockdown defendido pelos cientistas para estancar a tragédia em curso.
A ameaça do presidente atentando com os poderes e a liberdade dos brasileiros – é crime de responsabilidade previsto na Constituição, que demanda abertura de impeachment.
Portanto, repetimos:
Até quando vamos fingir e tolerar os crimes de Bolsonaro?
A boa notícia (talvez a única) desta sexta-feira 12 é o anúncio feito pelo Consórcio Nordeste, formado pelos governadores da região, de que devem fechar hoje a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V.
Uma aquisição que os governadores conseguiram com desconto, porque fez o que Ministério da Saúde deixou de fazer: iniciaram as negociações cedo, ainda em 2020.
A compra da vacina russa, porém, não nos livra da adoção de medidas duras para controlar uma pandemia ainda sem controle.
E a realidade que se desenha diante dos nossos olhos é:
Na medida em que os governadores fazem o que tem que ser feito, cresce a ameaça totalitária de Bolsonaro.
O que nos obriga a repetir:
Até quando???