O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Sérgio Fonseca, revelou nesta quarta-feira (04), durante entrevista concedida ao programa 360 Graus, da Rede 360 News e rádio 100.5 FM, que o edital para o concurso da PM e Corpo de Bombeiros anunciado pelo governador João Azevêdo, com a previsão de mil vagas, deve ser divulgado em até dois meses.
“Nós já estamos preparando esse edital. Mas, logicamente, existem algumas etapas a serem cumpridas, a primeira delas diz respeito a licitação para contratação da banca que vai organizar esse concurso público. Isso gira em torno de dois meses para que a gente possa estar lançando o edital”, afirmou Sérgio.
Como novidade para o concurso a ser realizado em 2023, o comandante lembra da matéria aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba que reduziu a altura mínima para participação no processo seletivo. Segundo a nova regra, a altura mínima dos homens passa a ser de 1,60m e a das mulheres cai para 1,55m, fato que deve ampliar o alcance do certame, que é dividido em cinco fases até a nomeação.
“O concurso, após o edital lançado, é dividido em cinco fases. A primeira fase é a prova intelectual, depois os exames psicológicos, os exames de saúde, os testes de aptidão física e, por último, a avaliação social”, pontuou.
Sérgio Fonseca aproveitou a oportunidade para elogiar a gestão de João Azevêdo e o seu cuidado com a Segurança Pública estadual, afirmando que ele é governador que mais investiu na área em toda a história da Paraíba.
“A gente não pode esquecer dos investimentos na área de tecnologia que o Governo do Estado vem realizando. O governador está fazendo investimentos, que foram a construção dos três Centros Integrados de Comando e Controle […] são mais de 1.600 câmeras espalhadas em todo o Estado […] muitas delas com inteligência artificial, aquelas que nós vimos no São João de Campina Grande com identificação facial e leitura de placa de veículo. Então, esse investimento que está sendo feito pelo governador João Azevêdo é o maior investimento na Segurança Pública, sem sombra de dúvidas”, acrescentou o comandante-geral da PM.
Assista à entrevista completa com o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Sérgio Fonseca: