O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse para seu segundo mandato nesta segunda-feira (20), em Washington. A cerimônia marca o retorno do republicano à Casa Branca após quatro anos de administração de Joe Biden.
A posse de Trump nos EUA será acompanhada por uma série de rituais tradicionais, incluindo juramentos, discursos, desfiles e bailes. Com a transição de poder, Biden se despedirá da Casa Branca, e a família Trump assumirá oficialmente a residência presidencial.
As temperaturas em Washington devem atingir níveis recordes nesta segunda-feira. No domingo (19) a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou estado de emergência devido ao clima frio extremo na cidade.
Em razão das condições climáticas, a posse de Trump sofrerá ajustes. As cerimônias, que tradicionalmente acontecem na fachada do Capitólio, serão deslocadas para a rotunda do edifício, enquanto o desfile pela Avenida Pennsylvania será transferido para a arena Capital One. Esta será a primeira vez, desde a segunda posse de Ronald Reagan em 1985, que a cerimônia ocorrerá em um ambiente fechado.
Cerca de 220 mil pessoas com ingresso estavam estimadas para assistir à posse do terreno do Capitólio dos EUA. Agora, apenas uma fração deve ver as cerimônias dentro da arena Capital One de 20 mil lugares – local onde a posse será transmitida e os artistas e participantes do desfile devem se apresentar.
Trump fará o juramento de posse, administrado pelo Chefe de Justiça dos Estados Unidos John Roberts, e deverá ser empossado por volta das 14 horas do horário de Brasília. Após a posse, Trump deve fazer um discurso no qual ele afirmou que abordará ordens executivas e promessas de campanha que colocaria em vigor no novo governo.
Artistas convidados
Durante a cerimônia de posse, em 20 de janeiro, a previsão de apresentações é a seguinte:
- Carrie Underwood, vencedora de oito prêmios Grammy e superstar da música country, cantará “America the Beautiful”
- Christopher Macchio, tenor americano, cantará o Hino Nacional dos Estados Unidos
- Lee Greenwood, cantor e compositor vencedor do prêmio Grammy, também deve se apresentar
No Baile da Liberdade, estarão presentes:
- Jason Aldean, cantor e compositor premiado
- Village People, banda histórica dos Estados Unidos, cujo tema “YMCA” foi amplamente utilizado na campanha de Trump
- “Convidado musical surpresa”
Já no Baile do Comandante-em-Chefe, devem se apresentar:
- Rascal Flatts, banda de música country premiada
- Parker McCollum, cantor e compositor de música country premiado
E no Baile “Luz das Estrelas”, quem deve se apresentar é Gavin DeGraw, cantor e compositor americano.
Decretos e ordens executivas
Donald Trump planeja emitir quase 100 decretos e ordens executivas após tomar posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20).
Durante um comício de vitória no domingo (19), o presidente eleito afirmou em discurso que “toda ordem executiva radical e tola do governo Biden será revogada poucas horas após eu tomar posse”.
As apostas de decretos do republicano na nova Presidência, que foram suas promessas de campanhas, são:
- Executar deportações em massa de imigrantes sem documentação.
- Adiar a Lei de Proibição do TikTok nos EUA.
- Conceder perdões a pessoas condenadas ou acusadas em relação ao ataque ao Capitólio dos EUA.
- Retirar os EUA do acordo climático de Paris.
- Aumentar as tarifas sobre produtos importados dos maiores parceiros comerciais dos EUA.