A subprocuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz, integrante do Ministério Público com atuação no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, recebeu, na manhã desta quarta-feira (25), dirigentes da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), A comitiva formada pelo presidente Marcus Vinicius Neves; o diretor Comercial, Isaac Veras; pelo assessor jurídico, Alisson Vitalino; e pelo assessor da Diretoria de Operação e Manutenção, Antônio Teixeira.
Na ocasião, os visitantes expuseram questões relacionadas a processos já examinados e aprovados pelo TCE após o necessário parecer ministerial. O diretor Isaac Fernandes Vieira descreveu o encontro como “uma visita de cortesia” e uma oportunidade para mostrar os bons resultados de programas a exemplo da Companhia no Mercado Livre de Energia e no Contrato de Performance para Redução de Perdas, iniciativa destinada a essas aquisições em grande volume, a fim de baratear os custos da empresa.
A exemplo, ainda, do Contrato de Performance para Vendas Comerciais da Cagepa, com a recuperação, segundo ele, de mais de dez milhões de metros cúbicos de água. Outro processo mencionado foi o atinente ao Programa de Recuperação de Perdas Aparentes.
Na avaliação do grupo de visitantes, os dois contratos figuram como importantes iniciativas da Cagepa na agenda de gestão e sustentabilidade da empresa. Com a mudança para as fontes de energias limpas, a Cagepa vai contabilizar uma economia inicial de mais de R$ 3 milhões por ano, além dos benefícios em prol do meio ambiente.
“O mercado livre é voltado para consumidores de grande porte e nele é possível comprar diretamente dos geradores ou empresas comercializadoras energia de fontes 100% renováveis, como solares, eólicas e hidrelétricas”.
Já o Contrato de Performance para Redução de Perdas, da região da Grande João Pessoa, possibilitou a recuperação de cinco bilhões de litros de água nos primeiros 12 meses de execução. Por esse desempenho, o contrato foi, inclusive, utilizado como case de sucesso no Manual de Contratos de Performance e Desempenho da Agência Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na sua edição de 2021.
No final da reunião, o grupo agradeceu pela oportunidade de apresentar os resultados dos contratos. “Externo aqui o meu agradecimento à equipe do TCE e MPC, em nome de todos os gestores, pela recepção e atenção para com os projetos da Companhia”, destacou Isaac Veras.