O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), parabenizou, nesta sexta-feira (13), o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz. Ele sucede no cargo o conselheiro Fernando Catão e estará à frente do órgão de controle nos biênios 2023-2024. A posse está prevista para as 10h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal.
“Tenho grande respeito e admiração por Nominando, pela trajetória de correção dele, tanto na política, quanto agora no TCE. O Tribunal de Contas, é importante lembrar, tem sido um grande aliado da população, na vigilância dos gastos públicos”, ressaltou Dinho, apontando como positivo o trabalho de alerta desenvolvido pela instituição.
Dinho aproveitou, também, para homenagear Fernando Catão, que está de saída do comando da Casa e agora vai presidir a 1ª Câmara Deliberativa. “Através dele, conseguimos no ano passado uma parceria para realizar no Centro Cultural Ariano Suassuna o 2ª Conalec e o 1º Encontro Paraibano de Câmaras Municipais e isso ajudou no sucesso dos eventos”, disse.
Além de Nominando, serão empossados nesta sexta o conselheiro Fábio Nogueira, reconduzido ao cargo de vice-presidente; o conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho (corregedor geral), e o conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo (ouvidor). Já Arnóbio Alves Viana permanece na coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira.
Perfil do Conselheiro Nominando Diniz Filho – O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado ingressou na Corte paraibana em maio de 2003. Ele sucedeu o conselheiro Juarez Farias no quadro de indicações do Poder Legislativo, de onde veio, depois de exercer o mandato de deputado estadual por três legislaturas, tendo sido presidente de várias comissões permanentes, vice-presidente e presidente daquele Poder no biênio 1999/2000.
Natural do município de Princesa Isabel/PB, Nominando Diniz Filho é médico, pós-graduado em Cardiologia, com títulos em várias especialidades, mas sua vocação pública aflorou logo cedo, por influência de seu pai, Nominando Diniz, que era líder político e de tradicional família da região, tanto que na administração pública exerceu vários cargos, entre os quais, os de Coordenador de Promoção de Saúde Individual e Secretário Regional de Medicina Social do Inamps/PB, órgão do Governo Federal, entre os anos de 1983 e 1987, e a Secretaria Executiva de Saúde do Estado da Paraíba (1987/1989).
O Nominando Diniz assume a Presidência do TCE-PB pela segunda vez. Seu primeiro mandato foi no biênio 2009/2011. Na Corte de Contas paraibana o conselheiro já exerceu os cargos de Ouvidor do TCE-PB e Coordenador da Escola de Contas do TCE (Ecosil). Foi presidente da Primeira e da Segunda Câmaras Deliberativas, e também Vice-Presidente entre os anos de 2007 e 2009.