A Prefeitura Municipal de Santa Rita realizou nesta quarta-feira (07), testes de HIV, hepatites virais e sífilis no Restaurante Popular de Santa Rita, das 8h30 às 12h. Os serviços foram ofertados em alusão a campanha Dezembro Vermelho – campanha nacional de prevenção ao HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“Neste mês, estamos realizando uma série de ações para orientar as pessoas pela busca da prevenção contra a doença e pelo diagnóstico precoce, porque uma vez que a gente descobre precocemente a infecção, conseguimos fazer um tratamento mais tranquilo e, consequentemente, a pessoa diagnosticada pode ter uma qualidade de vida normal.” Declarou Rafael Monteiro, Secretário de Saúde.
“Por isso reforçamos à população sobre a necessidade de estar se prevenindo e também fazer o teste rápido, pois a infecção é bem silenciosa”, completou.
O comerciante Antônio Oliveira, de 59 anos procurou pela primeira vez o serviço para fazer o exame. “Nunca tive oportunidade de fazer os testes para detecção de ISTs, acho importante as pessoas fazerem”, disse o comerciante. “Na verdade eu tinha um pouco de receio, mas vi que é tranquilo, rápido, prático e muito sigiloso. É importante se conhecer e aprender sobre a prevenção”, completou.
Ações durante todo o mês
Dando continuidade à programação da campanha, nossas Unidades Básicas de Saúde seguirão realizando ações de combate ao HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Serviço – A Secretaria de Saúde de Santa Rita disponibiliza à população atendimento para casos de IST, desde os testes rápidos até o acompanhamento com especialistas no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE), localizada
Tratamento – Este tratamento é totalmente gratuito e o SAE conta com uma farmácia básica mantida pelo município com antibióticos, antieméticos, antitérmicos, antialérgicos, polivitamínicos, entre outros.
Dezembro Vermelho – O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.