• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

Desfile de 7 de Setembro realça as conquistas do país na área da saúde

7 de setembro de 2024
em Brasil, Destaque2
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
A A
Desfile de 7 de Setembro realça as conquistas do país na área da saúde
Sob o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, uniu vários simbolismos. Com a participação do presidente Lula e de outras autoridades, a celebração do Dia da Independência, organizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), abordou três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos.

Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou.

A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e do nosso direito de acesso à saúde pública, de acesso ao serviço público”. Pioneiro em campanhas de vacinação e exemplo para o mundo, o Brasil amargou em anos anteriores índices de vacinação abaixo do esperado.

Contudo, o cenário está sendo revertido de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) – que retirou o país da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas. Em 2021, o Brasil ocupava o 7º lugar nesse ranking e, em 2023, deixou de fazer parte da lista.

Prioridade

“Acho que a gente tem uma coisa linda no nosso país, chamada SUS. Além de uma instituição, ele é formado por pessoas, por profissionais, por técnicos, pessoas que dedicam o seu trabalho para ter essa instituição fortalecida, em um país como o Brasil: enorme, com uma população gigante”, descreveu Tatyanna Falcão, bióloga brasiliense de 48 anos, que acompanhou o desfile este ano.

Para ela, o SUS é uma instituição que precisa ser potencializada e valorizada, porque só ela tem “condições de entender a realidade do país, entender as propostas que precisa fazer para ter um atendimento que é validado no mundo inteiro”. Este ano, o Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, desfilou na Esplanada em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para evidenciar a importância da temática para o governo.

Pronunciamento à nação

Em pronunciamento transmitido na sexta-feira (6), em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente assinalou que a vitória da democracia “permitiu que a saúde e a educação voltassem a ser prioridade”.

O Governo Federal retomou o Mais Médicos em 2023 para garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de trazer aos profissionais a oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.

O número de profissionais do Mais Médicos em atividade aumentou 93,83% nos últimos 18 meses. Atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem em todo o Brasil. São 12.051 a mais que o efetivo em atividade no final de dezembro de 2022.

O presidente Lula também enfatizou que a soberania do país “não está à venda”e destacou que a democracia vai além do simples ato de votar. Segundo afirmou, ela é a luta contínua pela conquista de direitos fundamentais, como alimentação, moradia digna, empregos de qualidade e segurança para as famílias.

Autoridades presentes

Além do presidente Lula, acompanham a celebração do Dia da Independência o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, além dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Edson Fachin.

O presidente Lula chegou às 8h45 e desfilou em carro aberto até o palanque de autoridades. Passam pelo desfile alunos de escolas públicas do Distrito Federal, atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e batalhões das Forças Armadas. O público presente ainda acompanhou a apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército e a performance da Esquadrilha da Fumaça.

Também estiveram presentes a ministra Nísia Trindade (Saúde) e outros ministros do governo.

Os comandantes do Exército, general Tomás Miguel Paiva, da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, e da Marinha, Claudio Mello de Almeida, acompanharam o desfile cívico-militar. No palanque ainda estiveram os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

 

 

 

 

 

Da Redação, com informações da Secom/PR.

 

 

 

 

 

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Venezuela quer suspender custódia do Brasil sobre embaixada argentina

Próxima Matéria

Mais antiga e tradicional instituição da Paraíba, Polícia Militar foi destaque no desfile cívico deste 7 de setembro

Matérias Relacionadas

Moda e Cultura: Desfile do projeto “Campina Feita à Mão” acontece nesta terça-feira no Parque do Povo
Campina Grande

Moda e Cultura: Desfile do projeto “Campina Feita à Mão” acontece nesta terça-feira no Parque do Povo

16 de junho de 2025
Veneziano destaca apoio de 140 prefeitos para o Senado, mas pondera: “Nem todos podem declarar publicamente”
Política

Veneziano destaca apoio de 140 prefeitos para o Senado, mas pondera: “Nem todos podem declarar publicamente”

16 de junho de 2025
Em nota, PMJP confirma retorno de Cícero ao Brasil para esta terça
Política

Em nota, PMJP confirma retorno de Cícero ao Brasil para esta terça

16 de junho de 2025
Próxima Matéria
Mais antiga e tradicional instituição da Paraíba, Polícia Militar foi destaque no desfile cívico deste 7 de setembro

Mais antiga e tradicional instituição da Paraíba, Polícia Militar foi destaque no desfile cívico deste 7 de setembro

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio