Os defensores públicos da Paraíba elegeram nesta sexta-feira (20) a lista tríplice para o cargo de defensor(a) público(a)-geral do estado no biênio 2023/2025. A atual subdefensora Institucional, Maria Madalena Abrantes Silva, foi a mais votada pela categoria, com 167 votos, seguida pelos defensores públicos Elson Pessoa de Carvalho, com 75, e Gerardo Lins Rabello Sobrinho, com 72 votos.
Os defensores públicos Coriolano Dias de Sá Filho e Ryveka Campos Martins Bronzeado obtiveram 69 e 18 votos, respectivamente. Dos 199 defensores públicos aptos a votar, apenas um não votou. Foram verificados 198 votos válidos e 1 voto branco.
Mais uma vez, a eleição da Defensoria Pública aconteceu nas modalidades presencial e eletrônica/remota. 124 defensores públicos optaram pelo voto presencial, enquanto 75 escolham o sistema de votação eletrônico. Na eleição para a formação da lista tríplice, cada defensor pode escolher até três nomes entre os candidatos.
Agora, o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor Argemiro Figueiredo, encaminhará o resultado das eleições para o governador João Azevêdo, que tem um prazo de 15 dias para escolher o defensor(a) que conduzirá os destinos da Defensoria Pública nos próximos dois anos.