• Sobre
  • Contato
08/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque2

Decreto que prevê privatização das unidades básicas da família gera revolta e abre crise no governo

28 de outubro de 2020
em Destaque2
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Entidades reiteram pedido de impeachment após nova ameaça de agressão física de Bolsonaro contra jornalista

Diante da crise gerada pela publicação de um decreto que inclui unidades básicas de saúde no escopo de interesse do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), o governo federal deu início a um trabalho de redução de danos. O decreto coloca a atenção primária, porta de entrada do SUS, na mira do programa de concessões e privatizações do governo e foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (27), gerando reação de especialistas e entidades de saúde, que temem a “privatização” da área, um pilar do sistema.

Nesta quarta (28), a Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou um texto para tentar contornar as críticas. Na nota, afirma que “a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão, que futuramente serão analisados pelo governo federal”.

O material divulgado recomenda que os jornalistas procurem o Ministério da Economia, e não o da Saúde, para ter acesso a mais informações.

Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o decreto prevê que sejam feitos estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde”. Não há estimativa de quantas das 44 mil unidades podem ser incluídas nessas parcerias.

O documento tampouco menciona o Ministério da Saúde —a ideia do governo é estruturar projetos-piloto para esse tipo de parceria, com a seleção a cargo da Secretaria Especial do PPI no Ministério da Economia.

Na nota desta quarta, o governo argumenta que o objetivo primordial do decreto da véspera “é tão somente permitir que sejam realizados ou contratados estudos multidisciplinares (econômico-financeiros, gerenciais, políticos, jurídicos e sociais) para alimentar o governo de dados e informações sobre a atual situação das UBS, eventuais opções existentes para a melhoria das UBS, possibilidade de parcerias com a iniciativa privada e, por fim, a viabilidade (ou inviabilidade) de aplicação concreta daquelas alternativas”.

​Em vídeo divulgado ainda na terça, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, disse ver na medida uma privatização dos postos de saúde. Avaliação semelhante sobre os riscos da medida é apontada por Ricardo Heinzelmann, da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), que reúne médicos que atuam na atenção básica.

Folha de S. Paulo

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

VÍDEO: Irmão do prefeito de Sousa dirigindo carro da Prefeitura atropela popular e é preso

Próxima Matéria

Após rompimento, fluxo das águas do Rio São Francisco é retomado na Paraíba

Matérias Relacionadas

Influenciador suspeito de tentar assassinar cunhado é solto pela Justiça na Paraíba
Policial

Influenciador suspeito de tentar assassinar cunhado é solto pela Justiça na Paraíba

8 de junho de 2025
Decretado situação de emergência em 45 municípios da Paraíba devido à seca
Paraíba

Cabaceiras, Patos e mais 12 municípios entram na lista de cidades da PB em situação de emergência do Ministério da Integração

8 de junho de 2025
Hugo Motta acredita que Romero é o nome adequado para unir a oposição em Campina Grande
Política

Hugo ratifica força do Republicanos e garante protagonismo em 2026: “Partido não abrirá mão”

8 de junho de 2025
Próxima Matéria
Após rompimento, fluxo das águas do Rio São Francisco é retomado na Paraíba

Após rompimento, fluxo das águas do Rio São Francisco é retomado na Paraíba

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio