Três em cada quatro brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro deve sofrer impeachment caso desobedeça a Justiça. Levantamento do Datafolha mostra que 76% dos brasileiros tem essa avaliação. Só 21% acreditam que o presidente não deveria ser punido nessas condições. 3% não souberam opinar.
Em seu discurso no 7 de setembro, Bolsonaro prometeu não cumprir mais ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF). “Dizer a vocês, que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou”, afirmou na Avenida Paulista.
A pesquisa foi feita em 190 cidades, com 3.667 eleitores entre 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, segundo a Folha.
Jovens são os que mais criticam o golpismo de Bolsonaro
Jovens entre 16 e 24 anos são os mais incisivos contra o golpismo do presidente. 86% deles defendem o impeachment no caso de desobediência. Entram no grupo também os mais pobres (82%) e os que reprovam o presidente (94%). Os mais tolerantes são os mais ricos (32%), empresários (39%) e os bolsonaristas (59%).
DCM.