Vindo de uma família com tradição na política paraibana, sendo filho e neto de ex-prefeitos de João Pessoa, Damásio Franca Neto constrói na Câmara Municipal da Capital uma trajetória sólida e comprometida com os pessoenses. Em seu segundo mandato como vereador, preside a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana, que sai da Casa Napoleão Laureano e vai de encontro aos reais problemas da cidade. Damásio esteve nesta quinta-feira (09) na mesa redonda do programa 360 graus onde falou sobre suas ações parlamentares.
Seu avô, Damásio Franca, quando prefeito de João Pessoa foi o responsável pela obra do primeiro viaduto da cidade inaugurado em 1970, no Centro, que atualmente é nomeado em sua homenagem. E o vereador segue o legado da família, focado em melhorar a mobilidade urbana da Capital. Por isso comanda a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana, que tem como intuito monitorar as problemáticas do município no que diz respeito a mobilidade urbana e sugerir soluções, a serem oficializadas pelos vereadores com a elaboração de matérias legislativas.
E a primeira ação da Frente Parlamentar aconteceu nesta quinta, com a visita dos vereadores ao bairro do Aeroclube. “O Aeroclube foi criado há mais de 50 anos, uma área de 33 hectares que está dentro da cidade. O bairro do Bessa é novo, hoje cresceu muito, um dos maiores de João Pessoa, então necessita dessa intervenção. O Aeroclube já está inativo, então, qual é a luta? A Câmara provocar a prefeitura, provocar os moradores, se precisar o Ministério Público, para a gente tentar trazer um parque para a população. E abrindo vias de acesso de entrada e de saída do bairro, que hoje não tem. Isso vai beneficiar mais de 70 mil pessoas”, explicou Damásio.
A mobilidade urbana é um tema que vem crescendo nas rodas de conversa da cidade. No início de 2021, ao perceber a necessidade de debater o tema com mais obstinação, surgiu a ideia de criar a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de João Pessoa. “O vereador é o político que é mais próximo do povo. A gente que escuta as demandas. Não para. Sempre a gente está escutando e está de encontro à população. E vimos que esse tema vem crescendo a cada dia, então por isso nós criamos a frente parlamentar e o principal intuito é sair da Câmara e ir de encontro aos problemas, aos principais gargalos da cidade de João Pessoa”, destacou.
Ao identificar as demandas de cada localidade, os parlamentares irão elaborar um documento a ser aprovado no plenário da Câmara Municipal, que depois será levado até a Secretaria de Articulação Política de João Pessoa para que sejam tomadas providências a cerca das problemáticas encontradas. A proposta é levar a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana mensalmente a um ponto diferente da Capital. A próxima ação já está marcada para acontecer em outubro no bairro do Valentina para tratar, principalmente, dos problemas de congestionamento da região. “Esse debate tem que ser corriqueiro na Câmara, tem que estar presente. Temos que estar levantando essa bandeira”, frisou.
Para Damásio Neto, o trabalho de um vereador não deve se resumir às sessões plenárias e discursos na tribuna. É preciso ir às ruas para escutar de perto os pleitos dos pessoenses. A Frente Parlamentar ainda visitou, na manhã desta quinta, as obras de recuperação do trecho da Avenida Dom Pedro II, cobrando a conclusão das atividades para desafogar o trânsito da Capital, visto que a via é um importante corredor da cidade.
Há dois mandatos como vereador de João Pessoa, pelo partido Progressistas, Damásio revela que não foi fácil chegar à Câmara. Ao contrário do que muitos pensam, a história política da família não ajudou em sua eleição. Antes de conseguir a vitória, perdeu por duas vezes as eleições municipais. Ele foi perguntado se deseja seguir o caminho do avô, Damásio Franca, e do pai, Chico Franca, e um dia governar a Capital paraibana. Modesto, diz que pretende dar um passo de cada vez, porém, revela que em 2022 pode disputar uma vaga na Câmara Federal.
“Vamos ver, Vamos fazer nossa parte e seguir nosso trabalho. E, com certeza, o nosso objetivo principal é João Pessoa. Sempre estou à disposição da cidade que eu já nasci amando e venho trabalhando, venho andando. Muitas pessoas pensam que hoje ser político é fácil mas é ao contrário. É mais difícil ainda. A cobrança é gigante. É em rede social, é onde você vai. E às vezes você paga por coisas que outros fizeram. Infelizmente, é a realidade, mas a gente não pode menosprezar. É colocar a cabeça reta, fazer seu trabalho e, por consequência, as outras coisas vão vir”, completou Damásio Neto.
Assista à entrevista completa com Damásio Franca Neto: