Oferecer um lar temporário vai além do cuidado material; é sobre proporcionar afeto, calor humano e apoio emocional. Nas famílias acolhedoras, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de vivenciar o que é estar em um ambiente seguro e protetor, onde suas necessidades básicas e emocionais são atendidas de forma individualizada. Nas instituições de acolhimento, mesmo com cuidadores qualificados e equipes multidisciplinares, a atenção e o cuidado são mais coletivos devido ao grande número de acolhidos.
Nessa sexta-feira, dia 31 de maio, celebramos o Dia Mundial da Família Acolhedora, uma data especial dedicada a reconhecer e agradecer a todas as famílias que abrem seus lares e corações para acolher crianças e adolescentes afastadas temporariamente de suas famílias de origem. Este ato de amor e solidariedade não apenas transforma a vida dos jovens acolhidos, mas também enriquece profundamente a vida daqueles que os acolhem.
Para ser uma família acolhedora, é necessário atender a alguns pré-requisitos fundamentais:
– Ser maior de 18 anos e possuir uma rede de apoio.
– Não estar no Cadastro Nacional da Adoção (e nem o cônjuge), conforme a Lei 13.257/2016.
– Não ter antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico e dependência alcoólica ou de substâncias psicoativas.
– Ter disponibilidade de tempo para os cuidados com a criança e as demandas para acompanhamento da equipe do serviço. Comprometer-se em exercer a função de proteção até o encaminhamento da criança.
– Apresentar disponibilidade interna para se preparar continuamente para o momento da despedida e ter a concordância dos outros membros da família na participação.
Se você preenche esses critérios, inscreva-se no serviço por meio do site da Prefeitura Municipal de Patos, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfMeIVWKHg3PZL3kf3ioMxvLxVhyjx7sFaTNSiB-eQONqsUIg/viewform
Para mais informações sobre o Família Acolhedora – EntreLaços, entre em contato pelo e-mail: familiaacolhedora@patos.pb.gov.br.
Junte-se a nós neste movimento de amor e cuidado, e faça a diferença na vida de uma criança. Celebramos todas as famílias acolhedoras e incentivamos mais pessoas a se juntarem a essa causa tão importante para o desenvolvimento dos acolhidos.
P.M.P.