Nesta quarta-feira (22/10), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, instalada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para investigar suposta prática de cartelização entre os postos, realizou uma visita à Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). Os objetivos do encontro foram a oficialização do Disque-Denúncia 197, da Polícia do Estado, como canal para denúncias anônimas sobre a CPI e o cruzamento de dados para análise e composição do relatório.
“Agora, oficialmente, o número 197, do Disque-Denúncia da Polícia Civil, é um dos canais de denúncia para informações que possam contribuir com a CPI. A gente também veio chancelar o uso da estrutura da Polícia Civil, do setor de inteligência, assim como do Ministério Público, para fazer um cruzamento de dados e, então, uma análise mais precisa sobre o comportamento das distribuidoras e dos postos”, explicou o relator da Comissão, Tarcísio Jardim (PP). Ele enfatizou que qualquer tema relacionado aos combustíveis pode ser denunciado através do novo canal e garantiu o anonimato do denunciante.
De acordo com Tarcísio, a CPI já tem indícios mais do que suficientes. “Mas, precisamos materializá-los para transformar em um relatório robusto para entregar à Polícia, fazer um inquérito e remeter ao Ministério Público”, esclareceu o relator.
Sobre a CPI dos Combustíveis
A CPI dos Combustíveis foi instalada no dia 22 de setembro, através de uma propositura do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), que integra a Comissão ao lado dos membros Valdir Trindade (Republicanos), Fábio Carneiro (SDD), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Lopes (PL), o presidente Mikika Leitão (Republicanos) e o relator Tarcísio Jardim (PP). Na visita desta quarta-feira (22), todos os integrantes estiveram presentes.