A Controladoria-Geral da União (CGU) está promovendo a 12ª edição do Concurso de Desenho e Redação (CDR), uma ação pedagógico-cultural que objetiva proporcionar, para estudantes e professores, experiências de aprendizagem com foco em temáticas como ética, cidadania, participação social e combate à corrupção.
A edição deste ano tem como tema “Conversando a gente se entende!” que, segundo Rodrigo Paiva, auditor e coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção da CGU-PB, visa trazer a reflexão sobre o respeito com quem tem ideias diferentes e a importância do diálogo para a resolução pacífica de conflitos.
A iniciativa visa ainda estimular o pensamento crítico sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, assim como fomentar a valorização da profissão docente e a participação social por meio da troca de saberes.
A primeira edição do concurso foi realizada no ano de 2007 e, anualmente, aborda temas diversos, mobilizando quase 4 milhões de participantes em todo o Brasil ao longo dos anos. Crianças de todas as partes do país podem participar da ação, sejam elas matriculadas em escolas públicas ou privadas.
Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental concorrem na categoria desenho. Os estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio podem concorrer na categoria redação. As escolas também podem enviar seu plano de mobilização para o concurso para concorrer na categoria Escola Cidadã.
Rodrigo Paiva explica que na Paraíba foi feita uma parceria com o Ministério Público Estadual, com a Secretaria de Educação e diversas secretarias municipais para estimular a participação dos alunos paraibanos. Na última edição do concurso da CGU, a mobilização dos estudantes deixou o Estado em 1º lugar a nível nacional, com cerca de 200 mil estudantes participando da ação, número que foi recorde de inscritos em todo o Brasil.
“Para participação, as escolas mobilizam seus estudantes para realizarem o desenho ou a redação sobre a temática do concurso, escolhem os melhores trabalhos de cada série e fazem a inscrição por meio do envio desses trabalhos para a CGU”, detalha o auditor da CGU.
As inscrições podem ser enviadas ao endereço eletrônico da CGU até o dia 28 de agosto. Neste ano, os estudantes que vencerem a etapa nacional e seus respectivos professores serão premiados com um notebook.
“Convidamos diretores, professores, estudantes e pais para que mobilizem sua escola pública ou privada para participar do Concurso de Desenho e Redação da CGU”, convoca Rodrigo Paiva.
Para mais informações sobre o Concurso de Desenho e Redação da CGU basta acessar o site educacaocidada.cgu.gov.br.