Foi aprovado nesta sexta-feira (25), pelo Conselho Universitário (Consuni), a exigência da apresentação do passaporte da vacina contra Covid-19 no retorno das aulas presenciais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A medida foi discutida por meio de votação, que conquistou 36 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção. A decisão contraria a opinião do reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, que não participou da reunião virtual. A vice-reitora, Liana Filgueira, foi uma das integrantes do encontro que votou contra a apresentação do documento.
A obrigatoriedade do comprovante de imunização foi uma das reivindicações apresentadas pela comunidade acadêmica para a retomada das atividades presenciais. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) decidiu, na semana passada, manter o início do semestre 2021.2 de forma remota durante os 30 primeiros dias. O retorno presencial acontecerá, de forma gradual, a partir do dia 21 de março.
A política institucional de retorno gradual e seguro das atividades presenciais será tema de debate de uma reunião extraordinária que foi aprovada por meio de requerimento dos membros do Consuni, no dia de hoje. A data ainda não foi marcada.