Guarabira, considerada na região como a “Rainha do Brejo Paraibano” recebeu na última semana importante benefício do Governo Federal. A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou oficialmente, direto do Palácio do Planalto em Brasília, o Campus do IFPB para o município e mais cinco cidades paraibanas.
A prefeita Fátima Paulino e o deputado estadual Raniery Paulino participaram da solenidade com a presidenta e, na ocasião, foi assinado, junto ao Ministério da Educação, o termo de parceria para a doação do terreno onde será construído o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na cidade de Guarabira.
O convênio MEC/PMG prevê ainda que o município contemplado com o Campus do Instituto Federal de Educação ofereça uma área com infraestrutura, água, luz e telefone. A Prefeitura de Guarabira já dispõe dos terrenos oferecidos por empresários guarabirenses, inclusive alguns deles aprovados pelos engenheiros do IFPB.
Segundo a prefeita, todos foram importantes na luta pela vinda da “Escola Técnica Federal” para Guarabira. Ela disse que, no próximo ano, o instituto deve oferecer cursos de nível superior à juventude local e regional.
Núcleo Avançado – O município de Guarabira foi contemplado recentemente com um Núcleo Avançado do IFPB. Na sexta-feira (19) se encerraram as inscrições do primeiro processo seletivo para o curso subseqüente de informática com 60 vagas. Quase 900 concorrentes foram inscritos.
O Núcleo Avançado vai funcionar no Centro de Treinamento Paulo VI. O prédio, alugado pela Prefeitura de Guarabira junto a Diocese, passa por reformas e adaptações no sentido de acomodar as primeiras turmas, que serão iniciadas entre setembro e outubro desse ano.
Com assessoria