A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano de trânsito e transporte para a Festa das Neves 2024. A programação iniciou nesse sábado (27), indo até o próximo domingo, dia 4 de agosto, com shows e apresentações artísticas no Parque Sólon de Lucena (Lagoa). O objetivo é garantir a mobilidade e a segurança viária, por conta do aumento da demanda de veículos e pedestres no local durante a realização do evento.
De acordo com o superintendente da Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, serão escalados 20 agentes de mobilidade, por dia, distribuídos em pontos estratégicos durante a festa. As equipes realizarão pontos de desvios: a partir das 17h, no entorno da Lagoa, próximo a Diogo Velho, Pedro II e Camilo de Holanda. “As nossas equipes vão garantir a segurança viária de todos os participantes. Com o palco em cima do Parque Solon da Lagoa, as intervenções no trânsito serão mais simples”, destacou o gestor.
Esquema de ônibus – Diariamente, as operações do transporte público noturno funcionam com 27 linhas de ônibus até as 23h, com saída do Terminal de Integração do Varadouro. Porém, excepcionalmente, para atender os pessoenses e turistas da Festa das Neves, os veículos sairão do novo terminal de ônibus da Lagoa. Além disso, serão disponibilizados viagens extras para atender os usuários após o término do evento. São elas: 104, 116, 120, 203, 301, 302, 303, 504, 701, 1500 e 5100. E, ainda, será colocada à disposição uma frota extra de seis veículos até o término do evento.
Vídeomonitoramento – Além dos agentes de mobilidade em campo, a Semob-JP manterá equipes também monitoramento o trânsito, por meio das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), com equipamentos instalados no entorno da Lagoa e do Busto de Tamandaré.
Busto de Tamandaré – No dia 5 de agosto, encerramento das comemorações do aniversário da cidade, ocorrerá um show da banda Cavaleiros do Forró, no Busto de Tamandaré, em Tambaú. A intervenção viária será a partir das 17h, com um esquema de trânsito especial onde 20 agentes de mobilidade serão escalados para garantir a segurança viária e o ordenamento do trânsito no local.
Secom-JP