• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Legislativo

Comissão da CMJP aprova coleta domiciliar de exames para idosos com dificuldades de locomoção ou deficiência

O colegiado também aprovou parecer favorável ao Programa Municipal Academia da Melhor Idade durante reunião desta quarta-feira (10)

10 de maio de 2023
em Destaque2, João Pessoa, Legislativo
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
A A
CMJP entra na reta final de sabatinas com os candidatos ao Governo da Paraíba

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Direitos do Consumidor (CCDHDC) se reuniu na manhã desta quarta-feira (10) e aprovou parecer favorável a sete matérias legislativas. Dentre elas, está o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 443/2021, que dispõe sobre a coleta domiciliar de materiais para exames de pessoas idosas com dificuldades de locomoção ou portadoras de necessidades específicas por laboratórios de análises clínicas conveniados com o Município.

“É um projeto de grande importância para as pessoas com deficiência e não posso deixar de votar favorável a essa matéria”, afirmou o vereador Professor Gabriel (Avante) ao se posicionar pela aprovação do parecer favorável do vereador Dr. Luís Flávio (PSDB).

Segundo o projeto, de autoria do ex-vereador Tanilson Soares, pode ser beneficiado com a coleta domiciliar: a pessoa idosa, acima de 65 anos com dificuldade de locomoção; pessoa com necessidades específicas, aquela com deficiência física, sensorial ou mental e que possua dificuldade de locomoção, comprovadas por meio de atestado médico; e pessoas acamadas.

Atividades para a terceira idade

Teve parecer favorável aprovado o PLO 918/2022, de autoria do presidente da comissão, vereador Coronel Sobreira (MDB). A medida fixa diretrizes para a implantação do Programa Municipal Academia da Melhor Idade, com incentivo às pessoas maiores de 60 anos e aquelas consideradas de mobilidade reduzida, na prática de atividades esportivas aliadas aos conhecimentos sobre os benefícios que essas atividades trazem à saúde.

“Entendemos que é importante e estamos pedindo que a prefeitura fixe essas diretrizes e atenda mais especificamente este público. Estamos numa cidade conhecida por ter uma qualidade de vida satisfatória, uma cidade na qual a população idosa é crescente e esse programa vai ajudar essas pessoas. A prefeitura precisa de um olhar voltado para esta faixa etária”, afirmou Coronel Sobreira.

Demais matérias

A comissão ainda foi favorável: ao PLO 394/2021, que dispõe sobre a vedação do uso de novas formas de flexão neutralizadora de gênero e de número das palavras da Língua Portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas no país e aprovadas pela comunidade Lusófona, de autoria do vereador Coronel Sobreira; o PLO 1061/2022, que autoriza o Poder Executivo a Instituir o Programa “Cuidando de quem cuida”, de Bruno Farias (Cidadania); e o PLO 1232/2022, que dispõe sobre a inclusão de informação sobre saúde mental no portal da Prefeitura da Capital, da vereadora suplente Fabíola Rezende (PSB).

De autoria do vereador Carlão (PL), tiveram pareceres favoráveis aprovados: o PLO 631/2021, que dispõe sobre a proibição da exposição de crianças e adolescentes a danças que aludam à sexualidade precoce nas escolas de João Pessoa; e o PLO 781/2021, que dispõe sobre acompanhamento integral para educandos com dislexia, discalculia, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (Tdah) ou outro transtorno de aprendizagem no município.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Fundação PB Saúde divulga novos editais de convocação do concurso e do processo seletivo

Próxima Matéria

Secretário projeta novo concurso em Campina Grande com cerca de 500 vagas ainda em 2023

Matérias Relacionadas

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital
Saúde

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital

17 de junho de 2025
Cícero e comitiva reagem à nota do Itamaraty: “Surpresa e repúdio”
Política

Cícero e comitiva reagem à nota do Itamaraty: “Surpresa e repúdio”

17 de junho de 2025
Central Estadual de Transplantes registra 16ª doação de órgãos de 2025 na Paraíba
Saúde

Central Estadual de Transplantes registra 16ª doação de órgãos de 2025 na Paraíba

17 de junho de 2025
Próxima Matéria
Campina Grande: Sintab denuncia atrasos de salários de servidores da Saúde e Prefeitura culpa Governo Federal

Secretário projeta novo concurso em Campina Grande com cerca de 500 vagas ainda em 2023

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio