• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque2

Comissão da ALPB aprova projeto que prioriza vítimas de violência doméstica em programas de habitação

28 de abril de 2021
em Destaque2, Legislativo, Paraíba
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Comissão da ALPB aprova projeto que prioriza vítimas de violência doméstica em programas de habitação

A Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante sessão remota nesta terça-feira (27), o projeto de lei 2.525/2021, de autoria da deputada Pollyanna Dutra, que garante prioridade para mulheres responsáveis pela unidade familiar, vítimas de violência doméstica e de baixa renda, nos programas de habitação de interesse social promovidos pelo Governo do Estado.

O projeto prevê que serão destinadas, no mínimo, três por cento das unidades habitacionais para esse seguimento populacional. A iniciativa, segundo a deputada, garante às mulheres a efetividade do direito a uma moradia digna para si e para a sua família. “Longe de todo tipo de violência, por meio da instrumentalização de políticas públicas positivas em favor das mulheres que, apesar de ser a maioria da população, continuam sendo estigmatizadas e oprimidas pela sociedade”, ressaltou.

A Comissão também aprovou o projeto de lei 1916/2020, proposto pela deputada Estela Bezerra, que dispõe sobre a criação do “Programa de Incentivo à Prática do Futebol Feminino” na Paraíba, nas diversas formas deste esporte: campo, futsal, society e futebol de areia. A propositura sugere a realização de atividades como promoção de torneios, campeonatos e eventos, bem como na destinação de espaços voltados a essa prática esportiva.

Para a deputada, não há justificativa para a exclusão ou discriminação das mulheres nessa atividade. “Os espaços públicos, escolas, praças e equipamentos esportivos, necessitam de programação especifica para o incentivo de participação das mulheres no futebol. O Poder Executivo deve garantir os instrumentos necessários para a realização destas ações, incentivando e dando condições reais, para a prática esportiva”, acrescentou.

Outra propositura aprovada institui no calendário oficial do Estado a “Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo”. De acordo com o projeto de lei 2.225/2020, proposto pelo deputado Cabo Gilberto, o evento será realizado anualmente na última semana do mês de agosto, com o objetivo de promover atividades educativas de conscientização e orientação, inclusive campanhas específicas.

Argumentando que o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 aumentou consideravelmente a quantidade de denúncias de violência contra a mulher, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), aliado à gravidade e o pouco debate do tema abordado, o deputado justifica que a aprovação da sua iniciativa “promoverá a reflexão e fomentará o debate sobre os relacionamentos abusivos e seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade”.

A comissão também aprovou o projeto de lei 2.686/2021, proposto pela deputada Camila Toscano, que dispõe sobre a Política Estadual de Enfrentamento ao Assédio e à Violência Política Contra a Mulher no âmbito da Paraíba. A propositura, conforme a deputada, tem a finalidade de dispor sobre os mecanismos de prevenção, cuidados e a responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assédio e qualquer outra forma de violência contra as mulheres.

Participaram da reunião as deputadas Pollyanna Dutra, Cida Ramos, Jane Panta e a presidente da comissão Estela Bezerra.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Ministro da Casa Civil revela que se vacinou contra a Covid-19 escondido por orientação do Planalto

Próxima Matéria

Paraíba se une a estados do Nordeste para impulsionar e divulgar o Turismo na Região

Matérias Relacionadas

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital
Saúde

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital

17 de junho de 2025
Cícero e comitiva reagem à nota do Itamaraty: “Surpresa e repúdio”
Política

Cícero e comitiva reagem à nota do Itamaraty: “Surpresa e repúdio”

17 de junho de 2025
“O golpe até seria fácil começar”, diz Bolsonaro em depoimento ao STF
Policial

PF indicia Bolsonaro e Ramagem no inquérito da “Abin Paralela”

17 de junho de 2025
Próxima Matéria
Prefeitura participa do Festival de Turismo de João Pessoa

Paraíba se une a estados do Nordeste para impulsionar e divulgar o Turismo na Região

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio