Comerciantes contrários ao governo federal instalaram no município de Sete Lagoas, a 72 km de Belo Horizonte, um painel em “apoio à ema” que bicou Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. A iniciativa foi uma resposta a um estande erguido por empresários bolsonaristas da região. De acordo com uma das organizadoras do outdoor crítico a Bolsonaro, a publicidade custou R$ 370 e há planos de instalar outros com o dinheiro arrecadado pelos comerciantes.
“Nos sentimos ofendidos, parecia que a cidade toda era a favor dele”, disse ela. “Não é todo mundo que apoia o presidente. A maioria das pessoas que conheço não o apoia. Por isso fizemos a ação”, acrescentou.
Segundo o jornalista Lucas Negrisoli, do jornal O Tempo, “houve dificuldade, inclusive, em promover o outdoor”. “Uma gráfica consultada por eles ficou receosa e, num primeiro momento, se recusou instalar a peça Contudo, a empresa foi convencida e colocou a arte próximo à orla da Lagoa Paulino, no Centro de Sete Lagoas”, disse ele no Twitter.
O grupo teve dificuldade para erguer o outdoor. Inicialmente, uma gráfica se recusou a instalar a peça, mas terminou instalando a arte próximo à orla da Lagoa Paulino, no Centro da cidade.
A iniciativa demonstra a indignação com uma gestão que tem o entreguismo, o corte de direitos e investimentos como pilares para a governabilidade, Soma-se essa agenda a falta de controle da pandemia do coronavírus, que deixa o Brasil em segundo lugar no ranking global de confirmações (2,2 milhões) e mortes (83 mil) provocadas pela doença, além de uma taxa de contágio (Rt) acima de 1, o que significa aumento da velocidade de infecção.