A Justiça Eleitoral começou na quarta-feira (4) o julgamento de um recurso contra a candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras. O relator votou contra a postulação, resultando em uma decisão parcial de 1×0. O julgamento foi adiado para esta sexta-feira (6) após o desembargador Oswaldo Trigueiro pedir vistas ao processo.
O recurso eleitoral foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e por uma aliança de partidos, incluindo PT do B, Progressistas, MDB, PL, União Brasil, PSD, Avante, Solidariedade e a Federação PSDB-Cidadania. Eles questionam a candidatura de Mendes, argumentando que ele estaria tentando um terceiro mandato consecutivo no Executivo, o que seria inconstitucional.
Chico Mendes foi prefeito de São José de Piranhas de 2017 a 2022 e, posteriormente, foi eleito deputado estadual. Ele decidiu concorrer à Prefeitura de Cajazeiras em 2024, candidatura que gerou questionamentos do Ministério Público Eleitoral (MPE) e de algumas legendas, que a consideram uma tentativa de obter um terceiro mandato consecutivo no Executivo, mesmo que em um município diferente. O relator do caso acatou o recurso, o que pode complicar a situação do parlamentar.