Um equipamento que vai garantir eficiência energética, maior segurança e melhor qualidade no funcionamento do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC). A nova subestação de energia elétrica foi inaugurada durante evento que reuniu gestores, colaboradores e várias autoridades. Os investimentos foram da ordem de R$ 5,5 milhões.
Entre as autoridades presentes na solenidade, que aconteceu no auditório da instituição, estavam o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, os reitores da UFPB, Valdiney Gouveia, e da UFCG, Antônio Fernandes, e as superintendentes do Hospital Universitário Alcides Carneiro, Paula Maia, e do Hospital Universitário Júlio Bandeira, Ana Paula Oliveira.
Beltrammi destacou que essa foi a primeira agenda externa da nova Diretoria da Ebserh, empossada no dia 9 deste mês, e enfatizou que a Paraíba tem uma representatividade significativa na estatal, com três dos 41 hospitais universitários vinculados à Rede. “A Paraíba tem uma posição estratégica dentro da Empresa e os investimentos realizados visam fortalecer a Rede. A Ebserh é MEC, é educação, mas também é SUS”, afirmou o gestor.
A ampliação e modernização do sistema de distribuição de energia elétrica convencional e de emergência do HULW vão proporcionar benefícios como sistema elétrico mais confiável e seguro, garantindo condições adequadas para o funcionamento de equipamentos vitais aos pacientes. Com as mudanças, serão possíveis também futuras expansões.
“A nova subestação significa maiores eficiência e segurança energéticas para que possamos seguir trazendo inovação tecnológica. Trata-se de melhorias na assistência aos nossos pacientes que, por exemplo, terão ainda mais segurança durante procedimentos como cirurgias e, também, da otimização do ensino, com a implantação de incrementos como o Centro de Pesquisa Clínica”, apontou o superintendente Marcelo Tissiani.
“Que o HULW cresça cada vez mais e possa continuar firmando parcerias no intuito de seguir com assistência, ensino, pesquisa e extensão, que são os pilares do Hospital Universitário Lauro Wanderley”, disse o reitor Valdiney Gouveia.
A nova subestação construída para o HULW foi energizada em 5 de janeiro de 2023 e entrou em operação no dia 21 do mesmo mês. “O empreendimento proporciona também o atendimento a pedidos de diversos setores do hospital para instalação de novos equipamentos (PCs, climatização, equipamentos eletromédicos de maior porte)”, reforçou o engenheiro eletricista Yuri Gomes.
Também registraram presença o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o secretário Chefe de Estado, Roberto Paulino, que representou o governador João Azevedo, além de deputados federais e estaduais, além dos senadores Efraim Filho e Veneziano Vital. No evento, estavam ainda o presidente do Conselho Regional de Medicina na Paraíba, João Modesto, o presidente da Energisa, Márcio Zidan, e o procurador-chefe do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), José Guilherme Ferraz.
Com informações do HULW-UFPB/Ebserh.