A megaestrutura do 39° Salão do Artesanato Paraibano já está quase pronta para o evento, que será realizado de 10 de janeiro a 2 de fevereiro na orla marítima de João Pessoa. Em uma área de 6 mil metros quadrados, 500 artesãos de todas as regiões do Estado vão expor e comercializar peças artesanais em suas mais diversas tipologias, como bordado, brinquedos populares, madeira, metal, renda renascença e papel, esta última é a homenageada desta edição, que tem como tema “Qual o seu papel?”, trazendo um conjunto de reflexões para a sociedade sobre o artesanato, com foco principal na sustentabilidade. O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo do Estado e Sebrae-PB.
Primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins falou da expectativa para mais uma edição do evento. “O Salão é a grande oportunidade de geração de renda para centenas de famílias que vivem do artesanato, e isso por si só já justifica todas as expectativas. Mas temos ainda a homenagem que será feita aos artesãos que trabalham com o papel e toda a estrutura que está sendo montada, a maior da história na realização dos Salões do Artesanato Paraibano. Não tenho dúvida de que será uma festa muito bonita, em pleno verão, com a cidade cheia de turistas e de paraibanos em férias. Queria, em nome do governador João Azevêdo, agradecer a parceria com o Hotel Tambaú, que permitiu pelo segundo ano que o Salão fosse feito num local privilegiado, e também ao Sebrae-PB, assim como aos demais parceiros. Como o governador diz, não se faz nada sozinho”, afirmou.
Ana Maria Lins também ressaltou a importância de a população prestigiar o Salão do Artesanato e colaborar com o Projeto Salão Solidário. “Aproveitando o tema do 39° Salão do Artesanato, ‘Qual o seu papel?’, aproveito para convidar cada um de nós para exercer o seu papel diante desse evento tão importante: prestigiar o nosso artesão e a nossa artesã e também doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social. É importante que a gente desperte o nosso lado solidário”, disse.
Ao todo, 500 artesãos foram selecionados por meio de edital de chamamento público. A estimativa da organização do Salão do Artesanato Paraibano é que mais de 100 mil pessoas passem pelo evento, gerando um volume de negócios — entre vendas e encomendas — em torno de R$ 4 milhões.
A secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, também ressaltou a importância do Salão do Artesanato na geração de emprego e renda. “Mais uma vez, o governador João Azevêdo e a nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, demonstram o compromisso com o artesanato paraibano, ao não medirem esforços para a realização de um evento tão importante para o artesão e a artesã do nosso estado. Em pleno verão, em plenas férias, o Salão se torna a grande oportunidade de geração de renda, de ocupação para centenas de famílias que acreditam no artesanato”, comentou.
Gestora do PAP, Marielza Rodriguez evidenciou a importância da homenagem do Salão do Artesanato ao chegar a sua 39ª edição. “Como o nosso governador diz, a importância de uma iniciativa, de uma política pública não se mede pelo número, mas pelo valor que ela carrega em si. E, ao tomar a decisão de homenagear os artesãos que trabalham com o papel — sete ao todo —, o governador e a nossa presidente de Honra mostram o compromisso com o segmento do artesanato, com todas as tipologias. E não poderia deixar de agradecer a todos os parceiros que, mais uma vez, se juntaram a nós no propósito de fortalecer o nosso artesanato, que também é cultura: o Sebrae-PB, os donos do Hotel Tambaú, e aos demais parceiros do Governo do Estado. Estamos nos ajustes finais para um Salão que ficará na história”, disse.
Já o gestor de Artesanato do Sebrae-PB, Jucieux Palmeira, externou satisfação por mais esta parceria com o Governo da Paraíba. “Esta parceria é a grande oportunidade de o Sebrae-PB reafirmar seus valores: a crença forte no potencial que tem o empreendedorismo e no desenvolvimento da Paraíba. A montagem para mais este Salão está acontecendo dentro do cronograma planejado e temos certeza de que será um evento incrível. Estamos organizando um ambiente totalmente climatizado e aconchegante para o nosso cliente, que virá prestigiar o nosso artesanato”, acrescentou.
Com cenografia do designer Sérgio Matos e arquitetura de Gustavo Vaz, a decoração da estrutura do Salão do Artesanato Paraibano será outro ponto forte do evento, tudo pensado para que nenhum artesão fique longe do olhar do público e, assim, tenha oportunidades iguais de comercialização e visibilidade do seu trabalho.
Justa homenagem — Com o tema “Qual o seu papel?”, a 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano prestará uma justa homenagem aos sete artesãos inscritos no programa e que resistem em abandonar a tipologia, concretizada nas técnicas da papietagem e papel machê.
Os homenageados são os seguintes: Babá Santana, Geolagens Oliveira, Socorro Souza, Ednaldo Farias, Adriano Oliveira, Carlos Apolônio e Dadá Venceslau.
Nascido em Patos, Sertão paraibano, e em contato com o artesanato desde infância, Dadá definiu a homenagem que recebe do Governo da Paraíba assim: “Já ganhei vários prêmios com a arte — eu também sou ator —, mas essa homenagem como artesão é emocionante, que só vem somar e fazer com que a gente cresça, evolua ainda mais.”
Serviço:
39° Salão do Artesanato Paraibano
Tema: Qual o seu papel?
Quando: 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Onde: Orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú)
Visitação: das 16h às 22h (todos os dias da semana)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível