Neste domingo (22), a partir das 8h, as areias do Parque da Criança serão cenário para a realização da primeira edição do Torneio de Futevôlei dos Crias. A competição, que tem apoio da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), tem como principal objetivo dar oportunidade a jovens da Zona Leste da cidade mostrarem seu potencial. A ideia surgiu através de amigos, que já praticam futevôlei, no Parque da Criança. Este esporte é muito praticado em cidades litorâneas, mas vem ganhando novos adeptos, de forma expressiva, em Campina Grande.
“Sempre notamos que, em especial no Parque da Criança, muita gente joga futevôlei, mas muitos ficam ali, de olho, curiosos, já dando seus primeiros chutes. Dentre eles, muitos jovens que podem ter no esporte a oportunidade de serem incluídos na sociedade, principalmente por não terem condições financeiras de participar de eventos”, destacou Eduardo Lima, organizador do evento.
Segundo Eduardo, vários dos atletas que estarão em quadra, neste domingo, já vêm se destacando em torneios na região, faltando mais oportunidades para que possam desenvolver melhor suas habilidades e criarem um elo maior junto à sociedade. “É justamente o que queremos. Oportunizar a essa garotada um momento de inclusão social através do esporte, mas também tirar essa ideia de que a zona leste de Campina não produz bons exemplos para a sociedade. Quem estiver lá domingo verá o que estou falando”, comentou o organizador.
Para o secretário da Sejel-CG, Felipe Cavalcante, inciativas como essa preenchem, junto com o poder público, uma lacuna histórica deixada pela falta de políticas públicas que incluam pessoas das periferias. “Graças a Deus, o governo do prefeito Bruno Cunha Lima tem tido essa preocupação de olhar além do óbvio, vendo em zonas de risco da cidade, onde muitas vezes a marginalidade é muito presente, muito potencial de inclusão social, de darmos oportunidade para que essas pessoas possam se tornar cidadãos de bem. E o esporte tem sim essa força”, enfatizou o secretário.
Ao todo, doze duplas participarão do 1° Torneio de Futevôlei dos Crias, sendo todos os participantes moradores da Zona Leste. Na oportunidade, os primeiros colocados receberão premiações entre valores em dinheiro, brindes, medalhas e troféus. A entrada para o público em geral será gratuita.
Codecom