Durante solenidade na manhã de ontem, 4 de abril, o prefeito Bruno Cunha Lima e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho realizaram a entrega de 1 mil chips de internet gratuita com pacote de dados de 20GB do Programa Internet Brasil. O evento aconteceu no Ginásio O Meninão, no bairro do Dinamérica.
A abertura contou com uma apresentação do cantor Fabiano Guimarães e, em seguida, de um coral formado por 100 crianças do Uirapurú, projeto de Educação Musical da Rede Municipal de Educação.
O prefeito destacou a série de investimentos realizados pela gestão na área da Educação. “Nossa equipe técnica é uma das melhores do Brasil. E muitas vezes, o que cria lapsos entre o ensino público e o privado é o acesso a ferramentas e condições estruturais. Nós estamos percebendo cada detalhe que impacta na vida dos nossos alunos: realizando concursos públicos e convocando os aprovados; entregando o fardamento completo com camisa, short, mochila e tênis; material escolar completo; kits de chromebooks para 100% das escolas do município; rede de fibra ótica RNP em todas as escolas do município; conectividade em cada sala de aula; entrega de computadores móveis a gestores, professores, secretários e técnicos. São investimentos que apontam para o futuro da cidade. Isso é compromisso com o futuro”, afirmou.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a importância do Programa Internet Brasil para democratização do acesso digital. “São mil famílias que estão contempladas na data de hoje e essa é só a primeira etapa. A gente quer levar mais conectividade para famílias que não tem condição. Para quem tem condição, é só um pacote de internet, mas para quem precisa de assistência, para quem está no Bolsa Família ou em outros programas sociais, isso faz diferença. Agora essas famílias terão chips com internet suficiente para conectividade”, garantiu.
Ao final da cerimônia, o ministro Juscelino Filho anunciou que fará em junho, durante o Maior São João do Mundo, a inauguração da rede de internet 5G em Campina Grande, além da instalação de Wi-Fi via fibra ótica gratuita no Parque do Povo.
Aos estudantes, o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, explicou que a parceria com o MCom amplia o acesso a mais conteúdos. “Todas unidades da rede estão recebendo laboratórios de informática móveis. Os filhos de Campina Grande estão tendo acesso a conectividade e profissionais capacitados. E se na escola, o prefeito Bruno está garantindo essa conectividade com computador e internet, a parceria com o Ministério das Comunicações vai garantir que em casa vocês possam fazer pesquisa e aprofundar os estudos”, explicou.
Sobre o Programa
com informações do MCom
O Programa Internet Brasil é uma iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Educação. Foi criado para levar conexão à internet e inclusão digital aos estudantes e às suas famílias. Sua operacionalização é apoiada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O acesso à internet se dará através da disponibilização de chip e pacote de dados. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A implementação do Programa ocorrerá de maneira gradual: a primeira fase se concentra em alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas municipais e estaduais já atendidas pelo Projeto Nordeste Conectado, nos municípios de Caicó/RN, Campina Grande/PB, Caruaru/PE, Juazeiro/BA, Mossoró/RN e Petrolina/PE.
Presenças
Estiveram presentes na mesa de honra da solenidade, o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto; a secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira; o senador Efraim Filho; os deputados estaduais Tovar Correia Lima e Fábio Ramalho; a secretária de Ciência e Tecnologia, Laryssa Almeida; a secretária de Cultura, Giseli Sampaio; a presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), Alana Carvalho; o secretário de Agricultura, Renato Gadelha; o secretário de Saúde, Gilney Porto e o coordenador do Procon, Saulo Muniz, além da equipe técnica do Ministério das Comunicações e da coordenação do Programa Internet Brasil.
Codecom.