O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, disse que vem monitorando a situação epidemiológica do município, e que após o pico de casos positivos para COVID ainda no início de janeiro deste ano, e das medidas restritivas no período de carnaval, já se observa uma redução significativa dos casos confirmados.
Leônidas cita o avanço da vacinação contra a COVID-19 como parte importante neste processo.
Segundo informou, o município já alcança o percentual de 96,25% do público vacinável de 98.702 pessoas. Essa cobertura está relacionada aos públicos de 5 a 11 anos, 12 a 17, e 18 ou mais, imunizados com pelo menos a primeira dose contra a covid.
Ainda sobre o monitoramento da COVID, Leônidas destacou que desde o início da semana o município vem registrando uma média diária de 5 ou 6 casos. Além disso, ele frisou que há cerca de 10 dias não vem ocorrendo internação de pacientes da cidade de Patos nas unidades hospitalares, por alguma complicação da COVID-19.
Portanto, o secretário está confiante de que até a chegada do São João de Patos 2022, previsto para acontecer de 20 a 24 de junho, o cenário estará mais tranquilo e as medidas preventivas mais flexibilizadas em razão do avanço da cobertura vacinal e da imunidade reforçada de toda a população patoense, inclusive dos visitantes.